Lucas Esteves, de 16 anos, aluno da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), vem se destacando no cenário nacional e internacional como jovem pianista. No último dia 27 de setembro, ele conquistou o primeiro lugar no concurso “Notas de Ouro”, realizado em São Paulo, em sua categoria (16 a 17 anos), por decisão unânime dos jurados.
Sob orientação do professor Willian Lizardo, do departamento de piano da Fames, Lucas iniciou sua trajetória em competições em 2023 e já acumula importantes resultados. Entre eles, estão o 2º lugar no Concurso Feso Proarte (Teresópolis-RJ), o 2º lugar no Concurso Opus (Polônia), além do 1º lugar no Concurso Internacional de Piano Ariano (Itália), o 1º lugar no Concurso Internacional de Piano de Orbetello (Itália) e o Prêmio “Wiener Klassik 2025”, conquistado no Concurso Internacional de Piano de Viena (Áustria).
Para o professor Lizardo, o sucesso do estudante reflete dedicação e maturidade.
“Foco, persistência e disciplina nos estudos, capacidade de lidar com frustrações e a busca constante da evolução são elementos centrais. Além disso, o estudo do piano exige rotina estruturada, objetivos claros e preparação específica para cada competição. Outro fator essencial é a maturidade emocional, somada ao apoio da família”, destacou.
O interesse de Lucas pelo piano surgiu durante a pandemia da Covid-19, em 2020, quando, aos 11 anos, começou a estudar o instrumento de forma autodidata. Dois anos depois, iniciou aulas presenciais e, em 2023, ingressou no Curso de Formação Musical da Fames, ano em que também estreou nas competições — já como vencedor.