Gastronomia

Super caipirinha agita Festival da Cachaça em São Roque do Canaã

Um panelão cheio de limões, cachaça, açúcar e gelo deu vida, no último fim de semana, à maior caipirinha já feita no Espírito Santo. O feito aconteceu durante o Festival da Cachaça, em São Roque do Canaã, e encantou o público presente.

Foram usados 200 quilos de limões e 300 litros de cachaça artesanal, resultando em pouco mais de mil litros do drinque mais famoso do Brasil. A preparação coletiva se tornou o grande momento do evento, que reuniu milhares de pessoas em uma celebração da cultura, gastronomia e música.

Considerado o terceiro maior produtor de cachaça do país, o Espírito Santo reforçou sua tradição na bebida com um festival gratuito realizado no Pátio de Eventos, no bairro Vila Verde. Além da caipirinha gigante, o público saboreou pratos típicos como moqueca, torresmo crocante e petiscos de boteco, sempre em harmonia com a cachaça artesanal local.

Para Elias Carvalho Soares, um dos idealizadores, o festival fortaleceu a economia e a identidade cultural do município:

“Foi um momento muito importante para São Roque do Canaã, pois movimentou o turismo e reafirmou a tradição da cidade como polo de grandes eventos no Espírito Santo.”

A programação começou na sexta-feira (12), com shows de Welison e Júnior e da dupla Eduardo e Muriel. No sábado (13), a expectativa cresceu até o preparo da super caipirinha, seguido de um espetáculo especial de Tunico da Vila, que trouxe sucessos do pai, Martinho da Vila, unindo caipirinha e samba em perfeita sintonia.

Outros destaques foram o tributo de Paulo Leite a Sérgio Reis e apresentações de Marcelo Ribeiro & Banda B e Lucas Viganô & Banda Brutaiada, que encerraram a festa em grande estilo.

Enquanto os adultos aproveitavam a programação cultural e gastronômica, um parque de diversões garantiu a alegria das crianças.

São Roque do Canaã ostenta com orgulho o título de Capital Estadual da Cachaça, com 13 estabelecimentos dedicados à produção artesanal. Entre eles, a Cachaça Arte Suprema, criada em 2007 no distrito de São Bento, é exemplo da força da agricultura familiar e das tradições dos descendentes europeus que moldaram a região.

O Festival da Cachaça, agora consolidado, já entrou para o calendário dos grandes eventos capixabas.

Leia também