Com a previsão de 4 milhões de novos investidores no Brasil até o fim de 2025, especialistas alertam para mitos que ainda atrapalham o acesso a uma vida financeira mais saudável.
O número de brasileiros que investem está crescendo rapidamente. De acordo com a pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, da Anbima em parceria com o Datafolha, o país deve ganhar cerca de 4 milhões de novos investidores até o final de 2025, alcançando 39% da população. Isso significa que mais de 59 milhões de pessoas estarão aplicando seu dinheiro nos próximos meses.
No entanto, junto com o crescimento do interesse por investimentos, aumentam também os desafios. Entre os principais obstáculos está a desinformação: o universo das finanças ainda é cercado por mitos e ideias equivocadas que podem comprometer decisões importantes.
“A decisão de investir ainda é uma novidade para muitos brasileiros. Ter acesso à informação de qualidade é fundamental para fazer boas escolhas e alcançar resultados consistentes”, destaca Ludmilla Franca, assessora de investimentos da Sicredi Serrana. Ela orienta que o primeiro passo é buscar uma instituição financeira confiável e contar com a orientação de um especialista.
A seguir, confira os mitos mais comuns que ainda confundem muitos brasileiros — e o que dizem os especialistas sobre eles: