Cidade

Instituto Ponte encerra processo seletivo com recorde de inscritos

ONG capixaba passa a atender 467 estudantes em 2025 e estende sua atuação para 19 estados brasileiros

O Instituto Ponte finalizou mais uma edição de seu processo seletivo anual com resultados que reforçam sua relevância no cenário nacional da educação transformadora. A organização, fundada no Espírito Santo e com 11 anos de atuação, registrou um recorde de 2.168 inscritos de 21 estados do país para, no mínimo, 100 vagas ofertadas. Após sete rigorosas etapas seletivas, realizadas ao longo de quatro meses, 113 jovens foram aprovados — superando os 90 selecionados no ano anterior.

A partir de 2025, a ONG expandirá seu alcance de 12 para 19 estados brasileiros, incluindo Espírito Santo, São Paulo, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraíba, Santa Catarina, Mato Grosso, Pará, Acre, Rio Grande do Norte, Alagoas e Amazonas. Do total de novos participantes, 26 são capixabas e passam a integrar um programa de formação de longo prazo, focado na ascensão social por meio da educação de excelência e apoio integral ao estudante.

Com uma média de 22 candidatos por vaga, o processo seletivo foi um dos mais concorridos da história da instituição. Para Maria Luiza Pereira Pacheco, Coordenadora de Seleção e Parcerias do Instituto Ponte, os números reforçam a credibilidade construída pela ONG.

“Batemos um recorde de inscrições. Tivemos participantes de quase todos os estados do Brasil — um reflexo da força e da confiança que o Instituto Ponte vem cultivando nesses 11 anos. Selecionar jovens com potencial é um privilégio e também um compromisso com a transformação social por meio da educação de qualidade”, afirma Maria Luiza.

O processo teve início em 1º de abril e se encerrou em 21 de julho. As inscrições, gratuitas, foram realizadas no site do Instituto, onde também está disponível o regulamento completo. Podem participar estudantes da rede pública com rendimento escolar acima de 80% em Língua Portuguesa e Matemática, renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por membro e que estejam cursando entre o 7º ano do Ensino Fundamental e a 2ª série do Ensino Médio. A seleção é composta por diversas etapas eliminatórias, como provas, entrevistas e análises socioeconômicas.

Os jovens aprovados terão acesso a um programa robusto de apoio educacional e pessoal. A iniciativa oferece bolsas em escolas de excelência, curso de inglês em instituições parceiras, aulas no contraturno focadas em conteúdos estratégicos (como português, matemática, redação, desenvolvimento pessoal e hábitos de estudo), além de material didático, uniforme, transporte, alimentação e acompanhamento pedagógico e psicológico — tudo isso até a conclusão do Ensino Superior.

Cada estudante é acompanhado individualmente. Quando necessário, o Instituto fornece computadores, livros e outros itens que garantem a permanência e o bom desempenho acadêmico dos alunos. Em média, o apoio oferecido se estende por 10 anos, desde a entrada no programa até o diploma universitário.

Para Bartira Almeida, presidente do Instituto Ponte, a missão vai além da educação básica.

“Nosso objetivo é capacitar os estudantes a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias. Acreditamos no potencial de cada um e buscamos desenvolver habilidades e abrir caminhos que lhes permitam transformar suas realidades e alcançar seus sonhos”, destaca.

A lista completa dos aprovados no processo seletivo de 2025 está disponível no site oficial da instituição: www.institutoponte.org.br. Já as inscrições para o processo seletivo de 2026 terão início no começo de fevereiro, também pelo site da organização.

Leia também