Cultura

Museu Vale promove férias gratuitas com arte no Parque Cultural Casa do Governador

De 12 a 20 de julho, visitantes poderão participar de oficinas e conhecer a exposição “Quem Tem Medo de Bicho Pau?” gratuitamente em Vila Velha.

O Museu Vale preparou uma programação especial e gratuita para as férias escolares no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. Entre os dias 12 e 20 de julho, crianças e adultos poderão participar de atividades artísticas inspiradas na mostra “Quem Tem Medo de Bicho Pau?”, em cartaz na Galeria Gabinete.

A ação acontece de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 12h, sem necessidade de agendamento prévio. A entrada é gratuita.

Além de visitar a exposição, os participantes serão convidados a vivenciar um processo criativo junto com educadores, coletando folhas e galhos no entorno do parque para criar seres imaginários — assim como faz o artista popular maranhense Hiorlando, autor das mais de cem esculturas exibidas na mostra. A proposta incentiva o contato com a natureza, desenvolvendo desenho e escultura a partir de materiais naturais.

A exposição é uma parceria do Museu Vale com o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), o Instituto Cultural Vale e o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A mostra “Quem Tem Medo de Bicho Pau?” foi a primeira a ocupar a Galeria Gabinete, novo espaço de arte do Parque Cultural Casa do Governador. Nela, Hiorlando, artista popular de Água Doce do Maranhão, apresenta esculturas de madeira que exploram formas, texturas e a fusão entre o real e o imaginário — com criaturas inspiradas em bichos da terra, da água, do mar e da fantasia. A curadoria é assinada por Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão.

Em sua fase “extramuros”, o Museu Vale tem levado atividades educativas e artísticas para além de sua sede tradicional, alcançando praças, parques, escolas e outras instituições culturais da Grande Vitória. O projeto busca democratizar o acesso à arte, fomentar o conhecimento e valorizar a produção cultural capixaba.

Entre as mostras recentes do Museu Vale, destacam-se “Transitar o Tempo”, “Folhear”, “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci”, “Memórias do Futuro – Um olhar sobre a coleção do IHGB” e “De Onde Surgem os Sonhos – Coleção Andrea e José Olympio Pereira”, que juntas somaram mais de 170 mil visitantes.

Leia também