Investimento de R$ 340 milhões em Praia Mole deve movimentar 100 milhões de barris por ano e gerar R$ 80 milhões anuais em royalties para Vitória, Serra e Vila Velha
O Espírito Santo está prestes a dar um passo decisivo rumo ao protagonismo no cenário internacional do petróleo. Foi apresentado nesta semana o projeto do novo Terminal de Granéis Líquidos (TGL) Praia Mole, que será construído em Vitória, com investimento estimado em R$ 340 milhões. A operação ficará sob responsabilidade da Blue Terminals, empresa da Zmax Group, que já atua no setor de óleo e gás no país.
O anúncio foi feito em evento oficial pelo vice-governador Ricardo Ferraço e pelo secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, com a presença de representantes da empresa e da autoridade portuária VPorts. O terminal será voltado para operações do tipo ship to ship (navio a navio), voltadas à exportação de petróleo bruto e derivados, aproveitando uma área considerada estratégica dentro do Porto de Praia Mole.
“O Estado hoje é o terceiro maior produtor de petróleo do Brasil, mas exporta uma pequena parte do que produz. Com esse investimento, o Espírito Santo se consolida no mapa da exportação de petróleo”, afirmou Bruno Fardin, diretor executivo da Blue Terminals.
Com capacidade para movimentar até 14 milhões de toneladas de petróleo por ano — o equivalente a cerca de 100 milhões de barris —, o novo terminal será instalado em uma área com vantagens naturais, como proteção por molhe, baixa incidência de correntes e ondas, o que garante segurança operacional e eficiência nas manobras entre navios de grande porte.
“O Espírito Santo tem localização privilegiada, mão de obra qualificada e uma cultura portuária consolidada. Estamos confiantes de que o Terminal Praia Mole será um novo marco na economia capixaba”, completou Fardin.
A operação do TGL deve gerar um impacto direto na arrecadação de royalties, com estimativa de R$ 80 milhões por ano distribuídos entre Vitória (40%), Serra (30%) e Vila Velha (30%). O valor se baseia nas projeções de movimentação e preços médios de 2023.
“Comemoramos mais esse importante investimento para o Espírito Santo, a partir de uma vocação natural que possuímos. Iniciativa que vai potencializar uma área que está ociosa, gerando empregos, trabalho de qualidade, renda e receita para os municípios de Vila Velha, Vitória e Serra e para o Estado. Estímulo à atividade econômica que gera impactos diretos no desenvolvimento social”, destacou o vice-governador Ricardo Ferraço.
De acordo com estudos técnicos, o terminal poderá gerar cerca de 4 mil empregos diretos, indiretos e por efeito induzido, contribuindo significativamente para o aquecimento da economia local.
“O novo terminal une tecnologia de ponta, segurança operacional e eficiência logística para atender à crescente demanda do setor, ao mesmo tempo em que movimenta R$ 340 milhões em investimentos, gera milhares de empregos e amplia a arrecadação de royalties para municípios como Vitória, Serra e Vila Velha. Trata-se de um avanço que fortalece o protagonismo capixaba com desenvolvimento sustentável e atração de novos negócios”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal.
Outro ponto de destaque é a posição geográfica do Espírito Santo, considerada uma vantagem competitiva. “Com localização estratégica, o Espírito Santo é o ponto mais próximo da Ásia para exportações brasileiras, o que o torna altamente competitivo no cenário global”, acrescentou Vidigal.
O projeto também conta com apoio da VPorts, autoridade portuária que administra os portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho. A empresa assinou um memorando de entendimento com a Blue Terminals para viabilizar a operação no molhe de Praia Mole.
“A Vports tem um memorando de entendimento assinado com a Blue Terminals. Esse é mais um avanço da companhia que administra os Portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho há mais de dois anos. Entre as determinações do contrato de concessão da Vports, está o desenvolvimento de novos negócios nos portos por ela administrados. Prova desse esforço são os 14 contratos já assinados para arrendamentos desde o início da concessão. Temos o compromisso com o desenvolvimento do Espírito Santo e o avanço de parcerias com empresas que busquem operar no Estado”, explicou Gustavo Serrão, presidente da VPorts.
O novo terminal será operado conforme os mais rigorosos padrões de segurança internacionais, exigidos pela Organização Marítima Internacional (IMO), pela Marinha do Brasil e pela ANTAQ. Entre os recursos previstos estão navios com casco duplo, sistemas automatizados de segurança e contenção, além de um centro de controle operacional e protocolos rígidos de monitoramento.
“Nossa prioridade é garantir uma operação segura e sustentável, com tecnologia de ponta e alinhamento total às normas nacionais e internacionais. Esse é um compromisso da Blue Terminals com o desenvolvimento responsável”, reforçou Bruno Fardin.
A prática de transferências ship to ship já se mostra consolidada e segura no Brasil. Entre 2017 e 2024, mais de 5.900 operações foram realizadas sem registro de incidentes graves, evidenciando a robustez do modelo.
O projeto do TGL Praia Mole já está em fase avançada. A engenharia conceitual foi concluída, 44 simulações de manobrabilidade foram aprovadas e o processo de licenciamento ambiental segue em andamento junto ao IEMA. A previsão é de que o terminal entre em operação no segundo semestre de 2027, com negociações comerciais já em curso e acordos de intenção assinados com players do setor.
Terminal de Granéis Líquidos (TGL) Praia Mole
- Operação: Blue Terminals (Zmax Group)
- Localização: Porto de Praia Mole, Vitória (ES)
- Capacidade: Até 14 milhões de toneladas/ano (cerca de 100 milhões de barris)
- Investimento: R$ 340 milhões
- Royalties anuais estimados: R$ 80 milhões
- Geração de empregos: Aproximadamente 4 mil
- Início da operação: Previsto para o segundo semestre de 2027
Por: Luciene Costa