Cidade

Nova Venécia recebe cerca de 20 mil mudas do projeto Arranjos Produtivos

Mais de 60 agricultores do município são contemplados com variedades frutíferas para diversificar a produção, com apoio técnico do projeto desenvolvido pela Ales em parceria com o governo estadual

Em um marco importante para o fortalecimento da agricultura familiar, Nova Venécia foi palco, nesta sexta-feira (9), da primeira entrega de mudas frutíferas do projeto Arranjos Produtivos, iniciativa coordenada pela Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Cerca de 20 mil mudas foram distribuídas a 63 agricultores familiares do município, com o objetivo de promover a diversificação agrícola e o aumento da renda no campo.

O evento de entrega reuniu lideranças estaduais e locais, entre elas o governador Renato Casagrande (PSB) e o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), que destacaram o impacto direto da ação na vida dos pequenos produtores. Também participaram o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e os deputados estaduais Mazinho dos Anjos (PSDB), Alexandre Xambinho (Podemos), Raquel Lessa (PP) e Toninho da Emater (PSB).

A entrega das mudas faz parte de uma técnica chamada “pomar vivo”, em que cada agricultor recebe cinco tipos diferentes de frutas, permitindo a colheita escalonada ao longo do ano. Em Nova Venécia, os produtores receberam mudas de goiaba, cajá, coco, abacate e frutas cítricas como laranja, limão, pomelo ou tangerina ponkan.

“A ideia é justamente garantir que esses agricultores não fiquem reféns de uma única safra. Com o pomar vivo, eles terão produção e renda de forma contínua”, explicou um dos técnicos do projeto.

Durante a cerimônia, o deputado Marcelo Santos ressaltou a amplitude da iniciativa e o compromisso com todos os municípios capixabas.

“O Arranjos Produtivos é um arranjo muito bacana. Já estamos colhendo os frutos da primeira etapa, e aqui em Nova Venécia iniciamos uma fase muito importante. Com foco e planejamento, vamos chegar às 78 cidades capixabas.”

Já o governador Casagrande destacou o caráter prático e transformador da ação:

“É uma ação concreta. As mudas estão aqui, os insumos chegaram e os técnicos já estão em campo. Isso muda a vida de quem mora no campo, oferece alternativa ao café, à atividade já existente, e abre caminho para uma nova fonte de renda.”

Além das mudas, os agricultores atendidos pelo projeto também terão acompanhamento técnico gratuito e acesso a equipamentos agrícolas, como parte de um pacote de incentivo à agricultura familiar. O projeto é fruto de uma articulação entre a Ales, o governo do Estado e as prefeituras locais, e busca promover o desenvolvimento sustentável do campo com foco em produtividade e inclusão social.

Municípios participantes do projeto

Alegre
Anchieta
Atílio Vivácqua*
Águia Branca
Alfredo Chaves*
Alto Rio Novo*
Brejetuba
Boa Esperança
Colatina
Conceição do Castelo*
Conceição da Barra
Itapemirim
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Guaçuí
Mantenópolis
Marilândia*
Montanha*
Muniz Freire
Nova Venécia
Pedro Canário
Piúma
Rio Novo do Sul*
São Domingos do Norte
Vila Valério
Vila Pavão

Leia também