Política

Findes e Ales fortalecem parceria pelo desenvolvimento do ES

Deputados estaduais se reuniram nesta segunda-feira (5) com a diretoria da Federação das Indústrias na sede da entidade, em Vitória

Com o objetivo de estreitar laços entre o poder público e o setor produtivo, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) recebeu, nesta segunda-feira (5), deputados estaduais capixabas em sua sede, em Vitória. O encontro, batizado de Diálogo com Parlamentares, reforçou a parceria estratégica entre a Findes e a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), com foco em ações para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Durante a reunião, o presidente da Findes, Paulo Baraona, destacou a importância do diálogo permanente entre o setor produtivo e o Legislativo. “Quando o poder público e o setor produtivo dialogam, eles buscam um objetivo em comum: fazer a diferença na vida das pessoas e impulsionar negócios de Norte a Sul do Estado”, afirmou. Ele reforçou que uma indústria mais forte significa um Espírito Santo com mais oportunidades, e defendeu o fortalecimento de uma indústria inovadora, sustentável e integrada às cadeias globais.

Baraona apresentou ainda números que ressaltam o papel estratégico da Federação no desenvolvimento capixaba. Composta por 38 sindicatos industriais, a Findes representa mais de 20 mil indústrias e contribui com quase 272 mil empregos formais diretos no Estado, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Presente no evento, o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos, reiterou o compromisso do Legislativo com o fortalecimento da economia. “Nós, deputados, sempre buscamos agendas que promovam o desenvolvimento econômico e social do Estado. Essa parceria com a Findes é fundamental para garantir que nada impeça esse avanço”, afirmou. Ele também enfatizou a harmonia entre os poderes e a importância de ouvir lideranças do setor produtivo para tomar decisões mais assertivas.

Durante o encontro, os parlamentares também conheceram detalhes do Indicador de Ambiente de Negócios (IAN-Findes), apresentado pela economista-chefe da Federação, Marília Silva. O indicador avalia o ambiente de negócios dos 78 municípios capixabas com base em quatro eixos: Infraestrutura, Potencial de Mercado, Capital Humano e Gestão Pública. O diagnóstico detalhado, segundo Marília, é utilizado para subsidiar políticas públicas e orientar decisões tanto do setor público quanto do privado.

“O IAN-Findes é composto por 42 indicadores individuais, estruturados a partir de 16 fontes oficiais. Ele tem se consolidado como referência no país, e estamos trabalhando, em parceria com o Observatório Nacional da Indústria, no desenvolvimento de um indicador nacional para mapear o ambiente de negócios dos 5.568 municípios brasileiros”, explicou a economista.

O encontro contou com a participação de 20 deputados estaduais, incluindo Marcelo Santos, Janete de Sá, João Coser, Capitão Assumção, Raquel Lessa e Hudson Leal, entre outros. A iniciativa da Findes integra uma agenda institucional que busca ampliar o diálogo com o poder público, reforçando o papel da indústria na construção de um Espírito Santo mais próspero, moderno e competitivo.

Leia também