Em uma visita recente a Vitória, o ex-ministro do Meio Ambiente José Carlos Carvalho teve um encontro com a equipe da Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce (Serd), no Palácio da Fonte Grande. Na ocasião, o encontro teve como objetivo a troca de experiências e o debate sobre temas relevantes para a recuperação ecológica e a sustentabilidade da região impactada pelo desastre ambiental de Mariana.
Carvalho, que é um dos pioneiros na gestão ambiental brasileira, conversou com o secretário estadual Guerino Balestrassi e o subsecretário de Ações Socioambientais, Saneamento e Infraestrutura da Serd, Ricardo Ianotti. Durante a reunião, foram discutidos temas como restauração ecossistêmica, educação ambiental e desenvolvimento rural sustentável. O encontro também contou com a presença dos diretores do Instituto Terra, Juliano Salgado e José Almir Jacomelli.
José Carlos Carvalho tem uma trajetória importante no setor ambiental. Além de ter sido ministro de Estado, ele foi um dos fundadores e idealizadores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de ter liderado a regulamentação da Lei de Crimes Ambientais e a criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
O secretário Guerino Balestrassi ressaltou a importância do ex-ministro para a história ambiental do Espírito Santo. “Como prefeito de Colatina, participei junto com o então ministro José Carlos Carvalho da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, um momento histórico para o Espírito Santo. Agora, com sua grande experiência, ele pode nos ajudar a aprimorar o trabalho do Governo do Estado nos municípios da Bacia Hidrográfica atingida pelo desastre de Mariana”, afirmou.
Carvalho, por sua vez, destacou a relevância do trabalho de Balestrassi à frente da Secretaria de Recuperação do Rio Doce e reconheceu a importância da liderança dele na criação do Comitê da Bacia Hidrográfica. “A liderança de Guerino foi fundamental na época da criação do Comitê e, com certeza, o seu trabalho à frente da Secretaria será também de muito sucesso”, afirmou o ex-ministro.