Cultura

Sala Milson Henriques, em Vitória, sedia lançamento coletivo de livros

A Sala Milson Henriques, localizada na Casa da Cultura Sônica Cabral, será o cenário de um emocionante lançamento coletivo de livros nesta sexta-feira, às 18h30. O evento marca o lançamento do livro “O céu é o limite”, de Erlon José Paschoal, e das coletâneas “Melhor manter o escuro aceso”, do dramaturgo Duílio Kuster Cid, e “Ontem, hoje e amanhã – Narrativas capixabas”, de Nieve Matos e autores parceiros. A entrada é gratuita e a iniciativa faz parte da programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi), promovido pela Associação Uma Floresta e produzido pela Ratimbum Produções.

Escritora Nieve Matos vai lançar a obra “Ontem, hoje e amanhã – Narrativas capixabas”

“O céu é o limite” narra a trajetória de um personagem que, apesar do glamour e do cinismo que o cercam, tenta restaurar suas relações de afeto com seu filho adolescente, enfrentando a dominância de suas irmãs, sempre ávidas por poder e dinheiro. A obra oferece uma reflexão bem-humorada sobre as mazelas morais que permeiam a sociedade brasileira.

Por sua vez, “Ontem, hoje e amanhã – Narrativas capixabas” reúne quatro dramaturgias criadas por Nieve Matos e colaboradores. As histórias, desenvolvidas em parceria com o grupo Repertório Artes Cênicas e o Instituto Cultural Tambor de Raiz, exploram narrativas reais do Espírito Santo, apresentando uma mescla de musicalidade e rupturas épico-dramáticas, características marcantes da autora.

A coletânea “Melhor manter o escuro aceso” traz quatro peças de Duílio Kuster Cid, que retratam personagens em busca de uma luz em meio a uma sociedade desintegrada e contraditória. Entre as obras, “A Lenda do Reino Partido”, “Búffalo’s Show” e “Rubem Braga: a Vida em Voz Alta” já foram encenadas, trazendo uma diversidade de estruturas e temas.

As obras estarão disponíveis para venda no local por R$30.

Além do lançamento dos livros, a programação do Fenatevi inclui apresentações teatrais gratuitas. Na quinta-feira, serão encenadas duas peças: “Dona Rua Gentileza, Educando Hoje Os Motoristas de Amanhã” e “Saga – Uma História do Povo Preto”.

A primeira, apresentada às 14 horas, traz à tona uma reflexão sobre a educação no trânsito, enquanto “Saga – Uma História do Povo Preto”, programada para às 19h30, propõe uma narrativa da trajetória do negro africano até o Brasil contemporâneo, unindo aspectos históricos e culturais com leveza e sensibilidade.

Os ingressos para os espetáculos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação, na bilheteria do teatro. O Fenatevi se estende até o dia 20 de outubro e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Lei Rubem Braga.

 

Leia também