Política

Projeto Recupera Inaugura Sala de Atendimento em Vitória

Em uma importante ação para o combate ao roubo e furto de celulares, o Governo do Estado do Espírito Santo inaugurou, nesta quarta-feira, uma sala exclusiva para o Projeto Recupera na Delegacia Regional de Vitória, localizada na Ilha de Santa Maria.

foto: O Secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno o governador Renato Casagrande, Dona Creusa, o vice-governador Ricardo Ferraço, e o Delegado Geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

O Projeto Recupera, lançado em julho deste ano, já teve resultados significativos, com quase 800 intimações enviadas e a recuperação de mais de 400 celulares. De acordo com o governador, a nova unidade representa um passo importante na formalização do atendimento a cidadãos intimados para devolver ou recuperar aparelhos. “Começamos com um projeto piloto, que obteve sucesso, e agora estabelecemos um espaço permanente. Nossa expectativa é realizar operações frequentes e aumentar a eficiência da Polícia Civil,” destacou Casagrande.

A nova sala, que funcionará inicialmente em dias agendados, visa concentrar as ações de recuperação de celulares em um único local, facilitando o atendimento para a população da Grande Vitória. A unidade conta com estrutura para coleta de depoimentos e trâmites de devolução de aparelhos. “Esse espaço servirá como um ponto de referência, onde os cidadãos poderão buscar informações e esclarecimentos sobre seus aparelhos furtados ou roubados,” explicou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

Os dados do projeto são promissores: entre julho e setembro de 2024, foram recuperados 424 celulares, representando um aumento de 76,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, os índices de roubos e furtos de celulares caíram 20%, de 5.489 para 4.388 casos.

O projeto utiliza tecnologia avançada para rastreamento, baseada no IMEI, número de identificação único dos aparelhos. Após o registro de boletim de ocorrência, os cidadãos podem receber intimações via WhatsApp para comparecer à delegacia e reaver seus dispositivos. Esse sistema já mostrou sua eficácia, como evidenciado por histórias de recuperação, como a da dona Creuza, que teve seu celular furtado em um ônibus e conseguiu reavê-lo, e da corretora Camila, cuja situação envolveu um roubo com ameaça.

A próxima fase do Projeto Recupera focará na identificação e fiscalização de comércios que vendem celulares roubados na Grande Vitória. “Estamos levantando informações a partir dos depoimentos de vítimas e monitorando lojas suspeitas. Nossa meta é expandir essa operação para todo o estado,” afirmou o secretário Leonardo Damasceno.

 

Leia também