220ª Edição do Café de Negócios da ASES Reúne Mais de 150 Empresários para Debater Governança, Riscos e Compliance
Na última edição do Café de Negócios, promovido pela Associação dos Empresários da Serra (Ases), mais de 150 empresários se reuniram para discutir a importância de Governança, Riscos e Compliance (GRC) nas organizações. O evento, que marcou a 220ª edição do Caneg, aconteceu no Steffen Centro de Eventos, em Jardim Limoeiro, e contou com a presença do CFO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina e vice-presidente do Ibef, Paulo Wanick.
A vice-presidente da Ases, Leonelle Lamas, deu início ao encontro, destacando a relevância do evento na agenda do município como um espaço de aprendizado e fortalecimento das relações empresariais. “Estamos vivendo um momento de profundas transformações no ambiente de negócios. A boa governança e a gestão eficaz de riscos são fundamentais para o sucesso das nossas organizações”, afirmou.
Bernardo Enne, gerente geral de sustentabilidade e relações institucionais da ArcelorMittal, também enfatizou a importância da parceria com a Ases para o desenvolvimento econômico local. “A ArcelorMittal produz aços inteligentes da Serra para o mundo, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da nossa comunidade”, ressaltou.
Durante sua palestra, Paulo Wanick abordou os conceitos de GRC e a necessidade de sua implementação nas empresas, independentemente de seu setor ou tamanho. Ele destacou que, atualmente, não é suficiente para uma empresa focar apenas na sua função principal; é crucial adotar uma visão estratégica clara, definir objetivos e monitorar a performance para mitigar riscos.
Wanick finalizou sua apresentação reforçando a importância de valores como integridade, transparência, respeito e ética na construção de uma cultura organizacional sólida.
Fundada há 46 anos, a Ases atua na articulação de soluções para desafios comuns entre empresários da Serra e na promoção do desenvolvimento sustentável da região. O Caneg é um exemplo das iniciativas da entidade, que conta com o apoio de diversas empresas, como ArcelorMittal, Banestes, Sebrae e Unimed Vitória, entre outras.