Homenageando os ícones do artesanato, feira deve atrair mais de 30 mil visitantes
A 12ª edição da ArteSanto, Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo, terá início nesta quinta-feira (13), na icônica Praça do Papa, em Vitória. O evento, que se estenderá até o dia 22 de setembro, terá entrada gratuita e promete atrair um público estimado de cerca de 30 mil visitantes. Com o tema “Ícones do Artesanato”, a feira reunirá mais de 500 artesãos de todo o Brasil, destacando a riqueza e diversidade do artesanato nacional.
Organizada pelo Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, a ArteSanto conta com o suporte fundamental do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
Guilherme Pella, analista do Sebrae/ES, destacou a importância do apoio do órgão: “Apoiar a ArteSanto é uma das nossas prioridades anuais. Com a colaboração da Aderes e da Feartes, buscamos oferecer a melhor experiência possível tanto para os expositores quanto para os visitantes. Este ano, 200 micro e pequenos negócios terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos, o que representa um significativo impulso para a economia local.”
O estande do Sebrae/ES será um dos destaques da feira, com 36 metros quadrados dedicados aos trabalhos de artesãos da região. Entre eles, o projeto Artebovis de Aracruz, que produz peças com a planta taboa, e o Instituto Nós Mulheres, que utiliza resíduos de madeira para criar artesanatos únicos. Os visitantes poderão encontrar casacas de madeira, bordados, tapetes e outras criações autênticas.
A expectativa para a feira é alta, e um dos artesãos ansiosos pelo evento é Juarez Domingos da Aparecida, de 68 anos, residente da Serra. Juarez e sua família produzem os renomados “Tapetes do Juarez” há mais de 30 anos. “Estamos levando uma seleção especial de tapetes e almofadas para a ArteSanto. A feira é uma grande oportunidade para fortalecer o artesanato capixaba e reencontrar nossos clientes”, afirmou Juarez. Ele ressalta que a participação no evento é essencial para a sustentação financeira de sua família, que depende diretamente do artesanato.
Este ano, a feira presta uma homenagem às tradições do Espírito Santo, incluindo a Panela de Barro, a confecção de casacas, bonecas de palha de milho, fuxico, flores de concha e a renda de bilros. O legado indígena de Aracruz também será celebrado com a exibição de cestas e outros artigos culturais. Os produtos estarão disponíveis com preços a partir de R$ 5.
Com a confirmação de participação de artesãos de pelo menos 11 estados, como Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e o Espírito Santo, a ArteSanto se consolida como um dos maiores eventos de artesanato do país.