O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio da Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário do Espírito Santo (SFDA), deu início nesta semana à Rota Capixaba do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A primeira rodada da agenda está sendo realizada na região norte do estado, abrangendo as Escolas Família Agrícola (EFAs) de Vinhático (Montanha), Pinheiros, Boa Esperança e Jaguaré.
Na última terça-feira (18 de junho), a equipe coordenada pelo superintendente do MDA no estado, Laércio Nochang, reuniu-se com a comunidade educacional da EFA Vinhático. O encontro contou com a participação de estudantes, que podem ser o público-alvo do programa na linha de crédito “Terras da Juventude”, além de educadoras, educadores e famílias de agricultores e agricultoras.
A programação continua nesta quarta-feira (19 de junho) com visitas às EFAs Pinheiros, durante a manhã, e Boa Esperança, no período da tarde. Na quinta-feira (20 de junho), a equipe estará na EFA de Jaguaré, também no período da tarde.
O PNCF é um programa do governo federal, desenvolvido por meio do MDA, que visa facilitar o acesso à terra para trabalhadores e trabalhadoras rurais através de financiamento com condições subsidiadas. O financiamento pode alcançar até R$ 280 mil e inclui não apenas a compra da terra, mas também o financiamento de assistência técnica e investimentos básicos necessários para a estruturação da propriedade.
Com a Rota Capixaba do PNCF, o MDA busca aproximar o programa das comunidades rurais, promovendo o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar no Espírito Santo.