Os dias de realização da Feira dos Municípios, ocorrida no Pavilhão de Carapina, na Serra, entre a última quinta-feira (06) e o domingo (09), marcaram um importante cuidado com a saúde dos capixabas. O evento, além de apresentar as riquezas e potencialidades dos municípios do Espírito Santo, também se tornou um espaço oportuno para a atualização da vacinação da população.
A Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Serra, aproveitou a grande circulação de pessoas no evento para promover uma ação de vacinação. Ao todo, foram aplicadas 854 doses de vacinas, abrangendo imunizações de rotina, contra a Covid-19, influenza e poliomielite. Esta ação foi fundamental para garantir que muitos participantes colocassem em dia sua carteira de vacinação, contribuindo para a proteção coletiva.
Além da vacinação, a Sesa também realizou testagens para a detecção de doenças. Foram feitos 140 testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), Sífilis, HIV, Hepatite B e C, além de 11 testes para a Covid-19, todos com resultados negativos. A distribuição de preservativos e materiais informativos sobre a prevenção dessas doenças reforçou o compromisso com a saúde pública e a conscientização da população.
O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, enfatizou a importância de eventos que atraem grande público terem espaços dedicados ao cuidado e à saúde da população. “É uma forma de mostrar à população que a imunização por meio de vacinas é garantia para evitar o acometimento de doenças quando se mantém em dia a carteira de vacinação, assim como as testagens de IST’s. A ação do estande do Caça Dengue também atraiu um público muito bom que teve a oportunidade de conhecer os jogos do aplicativo, onde o objetivo é a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti”, ressaltou o secretário Miguel Duarte.
Em consonância com o secretário, Juliano Mosa Mação, gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, destacou a importância da facilitação do acesso da população a serviços de saúde em eventos de grande circulação. “Essas ações em eventos com grande circulação de pessoas realmente facilitam muito o acesso da população a serviços de saúde, promovendo a educação e a conscientização quanto à importância da vacinação e da detecção precoce e tratamento de Sífilis, HIV, Hepatite B e C, além da Covid-19”, destacou Mação.
A Feira dos Municípios não apenas celebrou a cultura e o desenvolvimento das cidades capixabas, mas também reforçou o compromisso com a saúde pública. As ações de vacinação e testagem realizadas durante o evento são exemplos claros de como é possível integrar cuidados essenciais à saúde em eventos comunitários, beneficiando a população e promovendo uma consciência coletiva sobre a importância da prevenção e do cuidado contínuo com a saúde.