Saúde

Capital já emite Carteira Digital da Pessoa com Fibromialgia

Vitória já está emitindo a Carteira Digital de Identificação da Pessoa com Fibromialgia, para favorecer o acesso das pessoas com essa condição aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. O documento é gratuito e o processo de solicitação e de emissão é totalmente realizado por meio da página http://carteirinhaapp.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.

“Esse momento é muito especial para todos nós, porque não estamos falando apenas de um documento de identificação. Estamos falando de avançar no acesso aos direitos, à inclusão e à cidadania, que é uma marca desta gestão, voltada para o cuidado com as pessoas. Esses avanços comprovam que as pessoas, todas as pessoas, são prioridade na nossa gestão”, diz a secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Flávia Alves Simões.

A solicitação pode ser requerida pelo interessado ou por representante legal e é preciso que a pessoa tenha o cadastro (login e senha) no site da PMV ou no Gov.br. A processo é o mesmo para a emissão das carteirinhas de identificação de pessoas com autismo, Síndrome de Down e deficiências intelectuais.

Passo a passo:

No site ou no aplicativo, acessar o botão “Carteirinhas”, logo na primeira página. Em seguida a pessoa deve selecionar a opção “Registro Digital do Cidadão”. A seguir, haverá um menu e deve-se selecionar Registro de Pessoa com Fibromialgia”. Depois, selecionar “Quero Solicitar”. Então, é só preencher os dados solicitados, anexar os documentos e enviar a solicitação..

O pedido de registro será avaliado e poderá ser aprovado ou não. Sendo aprovado, a carteirinha digital aparecerá no aplicativo. A pessoa contemplada pode imprimir e plastificar a carteirinha, se for de sua vontade, e a veracidade do documento será atestada por um QR Code, exclusivo para paciente.

Em caso de dificuldades, uma equipe da Casa do Cidadão poderá auxiliar no processo. Basta telefonar para (27) 3382-6700, ou (27) 3382-5484 ou ainda 98125- 0937 ou comparecer na Avenida Maruípe, 2.544, em Itararé, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Leia também