O município de Aracruz vai ganhar uma nova unidade de ensino: a Escola Sesi de Referência. Com entrega prevista para o final de 2025, ela terá capacidade de atender anualmente até 1.120 alunos dos ensinos fundamental e médio, além de turmas da Educação para Jovens e Adultos (EJA). O investimento será de R$ 34,2 milhões e as obras começam já no próximo mês.
O lançamento da pedra fundamental da unidade aconteceu nesta quarta-feira (15/05), no auditório do Senai de Aracruz, e contou com a participação de alunos da unidade, além de executivos da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e do Sesi ES. Durante o evento, a presidente da Findes, Cris Samorini, reafirmou o papel das entidades com a sociedade e com o Espírito Santo.
“A indústria e a educação andam lado a lado. Por isso, temos um compromisso gigantesco: o de sermos ferramentas de transformação social por meio da Educação. E a Findes acredita que a Escola Sesi de Referência é uma estratégia no presente para alcançar uma educação do futuro. Esta será uma obra histórica que vai contribuir muito para o futuro do município de Aracruz!”, enfatizou.
Cris explicou ainda que todos os investimentos que estão sendo feitos, pela Findes e pelo Sesi ES, são fruto dos recursos vindos da indústria. ”É com a transferência dos recursos das nossas indústrias que trabalhamos para transformar a vida das pessoas e desenvolver o nosso Estado”, afirmou.
O atual 1º vice-presidente e presidente eleito da Findes, Paulo Baraona, também participou do evento e destacou que a nova gestão continuará com o olhar para a educação nos próximos anos. “Até 2025 vamos investir mais de R$ 590 milhões na ampliação e na modernização das nossas unidades. Além da de Aracruz, serão mais quatro escolas de referência: Linhares, Cachoeiro, Araçás (Vila Velha) e Maruípe (Vitória)”, disse.
O diretor da regional da Findes em Aracruz, João Baptista Delpízzol Neto, comemorou a escolha do município para receber a unidade. “Esse é um momento muito importante para a cidade de Aracruz. Estive aqui em 2009 no lançamento da pedra fundamental do Senai e agora estou participando também na do Sesi. Espero que os nossos jovens aproveitem essas oportunidades de estudo que a Findes, o Sesi e o Senai estão trazendo para o nosso município.”
Escola Sesi de Referência de Aracruz
A Escola de Referência é um lugar pensado e estruturado para que os alunos acompanhem as transformações do mundo da educação de uma forma lúdica e imersiva. O cadastro de interesse pode ser feito pelo: https://sesies.com.br/escola- sesi-de-referencia-o-update- da-educacao-capixaba/
O projeto de Aracruz contempla uma área construída de 4.600 metros quadrados, com 20 ambientes de aprendizagem. A área está localizada ao lado do Senai de Aracruz. “As aulas na nossa nova unidade vão começar em fevereiro de 2026. Haverá 620 vagas para fundamental I e II, 250 vagas para ensino médio e 250 vagas para a nova EJA”, comentou o superintendente do Sesi ES e diretor regional do Senai ES, Geferson Luiz dos Santos.
O Sesi Aracruz será a segunda unidade no modelo de Escola Sesi de Referência no Estado e na Região Sudeste. O Sesi ES é a maior rede de ensino privado do Espírito Santo com 12 unidades e 10 mil alunos matriculados.
Afinal, por que se chama escola de referência?
A resposta para essa pergunta está na estrutura. Diferentemente das outras unidades, os alunos da escola de referência trocam de sala de aula no lugar do professor, pois elas são divididas de acordo com eixos temáticos: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza, sendo que cada uma tem estrutura diferenciada e equipada para atender aos assuntos que o aluno está aprendendo. Além disso, as carteiras da sala de aula podem ser reunidas de várias formas diferentes, o que fortalece o trabalho em equipe.
Muito além da estrutura, a Escola Sesi de Referência emprega a metodologia Steam, que une ciências, matemática, engenharia, artes e design em um ambiente que incentiva o acesso a recursos e ferramentas de ensino e aprendizagem. Com suporte tecnológico e processos educativos diferenciados, essa abordagem oferece novas experiências aos estudantes, expandindo seu potencial e promovendo um ensino mais eficaz e personalizado.