Saúde

Como manter os bebês seguros durante a onda de calor? 

Tecnicamente o verão só começa em dezembro, mas esse final de inverno já está com a cara da estação mais quente do ano. E nos próximos dias uma onda de calor pode elevar as temperaturas para até 45°C em algumas regiões do Brasil. O Espírito Santo também vai sofrer com o calor fora de época, com temperaturas acima da média. Se o calorão já faz mal para os adultos, imagina para os bebês?

Com os pequenos, todo o cuidado é pouco. De acordo com Cinthia Casotti, terapeuta integrativa pediátrica, o ideal é evitar a exposição solar e preferir brincadeiras em espaços abertos e bem ventilados, como parques arborizados e locais que tenham água, como piscinas ou banheiras próprias para a idade. “Os bebês precisam de cuidados especiais nesses períodos. É indicado o uso de roupas com proteção solar, chapéu, óculos escuros e claro, o protetor solar próprio para crianças. Importante também evitar a exposição solar das 10h às 16h”, afirmou.

Também devem ser tomados cuidados com a hidratação. “Os pais podem preparar picolé de fruta feito em casa, sem açúcar, para os bebês acima dos 6 meses. Para aqueles com menor idade, dá para fazer o picolé com leite materno ou fórmula. O importante é não esquecer da hidratação constante”, frisou Cinthia.

Nos dias de extremo calor, o ideal é ficar dentro de casa mesmo, se possível. “Ambientes com ar condicionado são indicados, desde sem exageros. Os cuidadores podem deixar as crianças com menos roupa possível, dar banhos em intervalos menores e inventar brincadeiras com água. A criança deve ficar na maior parte do tempo em ambiente ventilado, sempre com muita fonte de hidratação”, disse.

Leia também