Maior programa de formação de público para teatro infantil do país, o Diversão em Cena desembarca em Vitória no início de setembro com mais uma peça. Promovido pela Fundação ArcelorMittal há 13 anos e presente em mais de 60 territórios de todas as regiões do Brasil, a iniciativa leva atrações culturais gratuitas ou a preços populares aos teatros e espaços públicos das cidades que estão no roteiro de espetáculos.
Nos dias 2 e 3 de setembro, sábado e domingo, mais uma grande atração chega a Vitória. A partir das 16h, no Teatro Universitário, o público poderá acompanhar o musical “O Tubarão Martelo e os habitantes do fundo do mar”. O espetáculo tem duração de 50 minutos e classificação etária de 1 ano.
Os ingressos são gratuitos, com retirada a partir de terça-feira, dia 29/08, às 14h, na bilheteria do teatro. É necessário apresentar o CPF e cada documento dá direito a um par de ingressos e não é possível levar o CPF de outra pessoa para retirada. Mesmo sendo duas apresentações, a pessoa só tem direito de retirar para um dos dois dias (sábado ou domingo).
O musical infantil “O Tubarão Martelo e os habitantes do fundo do mar” é idealizado pelo multiartista Cláudio Fraga, e surgiu a partir dos vídeos de animações musicais no YouTube, de mesmo título, criados para despertar nas crianças, de forma lúdica e divertida, a atenção para o meio ambiente, a flora e fauna marinha, a importância da biodiversidade e as belezas naturais que existem em nosso planeta.
Atualmente, os vídeos de animações estão com mais de 26 milhões de visualizações no YouTube. O Tubarão Martelo e Os Habitantes do Fundo do Mar foi vencedor do edital Petrobras Cultural e um filme de animação está em fase de produção e será lançado em outubro de 2023.
No musical, um navegador parte para o oceano com o objetivo de achar um grande tesouro e, conforme vai se encontrando com personagens marinhos, se encanta com a riqueza e a beleza dos animais e da vida marinha. Ele percebe, então, que havia encontrado o maior de todos os tesouros, que não é ouro, nem prata e, sim, a beleza da vida, representada pelo ambiente marinho. São 50 minutos de espetáculo que embalam adultos e crianças ao som de blues, rock, reggae, pop, afoxé e outros ritmos. Estão presentes no palco animais como a baleia, o tubarão martelo, a estrela do mar, a tartaruga marinha, os peixinhos, golfinho, as sereias e também o caranguejo, a lula, o ouriço, o polvo, o siri azul e o peixe-palhaço. Na montagem, o público confere o espetáculo sob comando do diretor de televisão com 40 anos de experiência Carlos Magalhães (Magá), reconhecido por uma indicação ao Emmy Awards, direção de novelas, minisséries e programas variados na TV Globo, como os infantis Sítio do Pica Pau Amarelo e TV Globinho, além do Criança Esperança 2015.
Acesso e formação de público
Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua diretamente em duas vias: a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em dez anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 2 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1 milhão de pessoas.