A banda mineira Lagum apresenta a sua turnê “Depois do Fim”, nesta sexta-feira, a partir das 22 horas, no Espaço Patrick Ribeiro. No repertório, grandes sucessos que fazem dessa turma, uma das maiores bandas do Brasil, mesmo com menos de uma década de existência. A formação atual da banda conta com Francisco Jardim (baixo), Glauco Borges (guitarras), Otávio Cardoso (guitarras) e Pedro Calais (vocais).
A turnê atual leva o nome do quarto álbum da banda, e está percorrendo as principais capitais brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e muitas outras cidades do país. Além disso, a banda está levando sua música para além das fronteiras, com apresentações na Europa. Neste novo capítulo de sua carreira, Lagum está entregando um espetáculo icônico aos seus fãs.
Mesmo com tão pouco tempo de carreira, Lagum foi indicado em 2022, ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa. A banda também já conquistou prêmios importantes, como a categoria Grupo do Ano (2020, 2021 e 2022) no Prêmio Multishow de Música Brasileira.
Em 2014, quatro amigos se juntaram, em Minas Gerais, para formar o Lagum, com Pedro Calais na voz, Zani (Otavio Cardoso) e Jorge (Glauco Borges) na guitarra e Chico (Francisco Jardim) no baixo. Durante a trajetória da banda, conheceram Tio Wilson (Breno Braga), que comandava a bateria.
O primeiro álbum foi lançado em 2016, “Seja o Que Eu Quiser”, com as primeiras músicas autorais da banda. Em meio a uma temporada de singles entre um álbum e outro, “Deixa” estourou nas plataformas de streaming e rádios, colocando a banda em destaque nacional. Em 2019, o segundo disco, “Coisas de Geração”, chegou e levou o grupo aos palcos do Brasil inteiro e mundo afora, marcando a primeira grande turnê do Lagum.
Durante a pandemia do coronavírus, em 2020, Tio Wilson faleceu após sofrer uma parada cardiorrespiratória, causada por uma doença no coração (miocardiopatia dilatada). Em 2021, “MEMÓRIAS (de onde eu nunca fui)”, que reúne as últimas gravações de Tio Wilson na bateria, foi lançado e indicado ao Grammy Latino, marcando também a última turnê internacional feita pela banda em 2022/20.
Em março de 2023, o grupo lançou um EP chamado “FIM”, que reúne três faixas inéditas gravadas em uma Live Session e marca um novo momento da banda. Intitulado “DEPOIS DO FIM”, em abril deste ano, o Lagum lançou seu quarto álbum, que em menos de uma semana alcançou o top #50 álbuns do Spotify Brasil.
De forma visceral, o Lagum experimenta nas suas canções, métricas, formas e sonoridades antes pouco exploradas, como piano, cordas, metais e texturas eletrônicas.