Colatina, a Princesa do Norte, será o próximo município capixaba a receber o SmartCitES – Imersão de Cidades Inteligentes, dias 25 e 26 de julho, no Sest Senat. O evento, com entrada gratuita, tem programação variada, com foco no debate sobre o futuro das cidades impulsionado pelo uso das tecnologias. Itinerante, a imersão já passou por Vitória e Cachoeiro de Itapemirim.
O evento propõe pautas relevantes acerca dos estudos e soluções para que as cidades sejam melhores em todos os sentidos, já que a inovação e a tecnologia implicam na qualidade de vida das pessoas. Na abertura, dia 25, vão ser debatidos temas como os desafios da administração pública com a transformação digital, inteligência artificial e os impactos do processo tecnológico nas cidades do interior. Estão confirmadas as presenças do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Qualificação Profissional, Bruno Lamas e do prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, que fará a primeira palestra do evento, às 10h.
Ainda no dia da abertura vai acontecer o pré-lançamento do Programa Inovalab – Edição Colatina, que é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Colatina e Senai-ES, por meio do Findeslab, que tem por objetivo promover a inovação aberta e o empreendedorismo industrial, conectando desafios das empresas de Colatina a soluções inovadoras por startups, empreendedores, pesquisadores ou estudantes, adotando métodos de aceleração, para o desenvolvimento tecnológico de Provas de Conceito de produtos, processos, serviços e negócios inovadores. A apresentação será feita por Raiane Reinholz, especialista de Novos Negócios do Findeslab.
No dia 26, dando continuidade à programação do SmartCitES, vai acontecer uma mesa com os urbanistas Leandro Camatta de Assis e Vivian Albani, com o tema “Construindo Cidades Inteligentes: Conectando o Futuro”.
Outros temas também vão estar em pauta ao longo do dia, como ecossistema local de inovação e setores estratégicos, com Flávio Aguilar, diretor de Inovação da Soma Urbanismo e sócio da Bbutton Ventures e mudança de mentalidade, com a analista comportamental Lis Bravin.
Para o evento foram convidados especialistas de renome, como Pablo Lira, presidente do Instituto Jones dos Santos Neves; André Gomyde, presidente do Ibrachics, que é o principal polo de pesquisas e desenvolvimento de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis da América Latina; e Everlam Montibeler, coordenador do curso de pós-graduação de Cidades Inteligentes da Ufes. Andrea Furtado Simões, responsável pelo relacionamento do programa iNO.VC da ArcelorMittal Tubarão com o ecossistema de inovação, também vai compartilhar os seus conhecimentos com os participantes do evento.
O evento será ainda palco do lançamento da nova edição do Fashion Col, uma competição de moda e criatividade que tem como objetivo promover o setor de moda e vestuário na cidade, estimular a economia criativa no município, impulsionar o surgimento de novos negócios e aumentar a interação entre empresas do setor, prefeitura, instituições e Sistema S.
Os interessados em participar do SmartCitES – Imersão de Cidades Inteligentes podem se inscrever, gratuitamente, no link https://forms.gle/Bjkjw1Th2PME6wmU8 . As vagas são limitadas. O evento é aberto a autoridades, estudantes e lideranças comunitárias.