Nesta quinta-feira (13), os ministros de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e Márcio Macedo, Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República participam das plenárias estaduais do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027. Elas tiveram início em maio, e terminam dia 14 em São Paulo.
Na abertura do evento que acontece no Espaço Patrick Ribeiro, a Bando Congo Beatos de São Benedito fez uma apresentação que abrilhantou a ocasião. A ACERBES-Associação Cultural Esportiva e Recreativa Beatos do Espírito Santo é uma associação com sede em Vila Velha– Centro , que trabalha a cultura popular, o esporte e o lazer em 9 comunidades.
O governador do Estado, Renato Casagrande agradeceu a presença das autoridades presentes, bem como aos demais que ali estavam antes de passar a fala para o Ministro Márcio.
O principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Governo Federal é o Plano Plurianual (PPA). Ele define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal, contemplando as despesas de capital (como, por exemplo, os investimentos) e outras delas decorrentes, além daquelas relativas aos programas de duração continuada.
Márcio Macedo, da Secretaria Geral da Presidência da República, agradece a acolhida que recebeu durante sua permanência no Estado.
A elaboração do PPA começa a partir de um projeto de lei proposto pelo Poder Executivo, que deve ser submetido ao Congresso Nacional até quatro meses antes do encerramento do primeiro ano de mandato do presidente. O novo Plano é então avaliado e votado pelos congressistas para, em seguida, ser devolvido ainda no mesmo ano para sanção do presidente.
Simone Tebet falou sobre a reforma tributária.
Débora Sabará, Coordenadora de Ações e Projetos da Associação GOLD, disse que para termos um Brasil mais igualitário é necessário esforço de todos, sejam LGBTI+ ou não.
“Para o Brasil crescer e mudar, precisamos pensar ne equidade de todas as pessoas. Para que todas as pessoas tenham essa igualdade a nossa população LGBTI+ também, precisam adquirir todos estes direitos, têm que conquistar todos os direitos da mesma forma que as outras pessoas. É preciso um compromisso para que nós, todas as pessoas LGBTI+ ou não, façam o possível para que nenhuma pessoa, LGBTI+ sofra violência neste país”, afirmou.
O PPA é estabelecido por lei, com vigência de quatro anos. Ele se inicia no segundo ano de mandato de um presidente e se prolonga até o final do primeiro ano do mandato de seu sucessor.