Feapaes-ES lança formação sobre captação de recursos
Posted on
(Crédito: Freepik)
Curso faz parte da nova plataforma doInstituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-ES, lançada em maio pela Federação
A captação de recursos é uma das principais formas de manutenção para entidades do terceiro setor. Para isso é necessária a apresentação de um projeto detalhado das ações, o que nem sempre ocorre por falta de preparo de quem elabora o documento. Pensando nisso, a Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES) lançou o curso Aperfeiçoamento em Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, voltado a lideranças de equipes, profissionais da área de captação.
“Esse é um assunto fundamental para entidades do terceiro setor como um todo. Não apenas para Apaes e Coirmãs. Atender aos requisitos de um edital pode ser algo complexo e cheio de detalhes. Estar preparado para lidar com eles faz a diferença”, afirma o presidente da Feapaes-ES, Vanderson Gaburo.
Segundo o instrutor do curso, Vinnicius Ventura, os erros mais comuns nesse tipo de projeto são o desconhecimento do texto de cada tópico, não ler a fundo os editais, indicar orçamentos não realistas e objetivos irrelevantes e distantes do financiador.
“Também é muito comum procurar modelos na internet, quando é importante que os projetos sejam personalizados de acordo com cada edital. Por isso, no curso, vamos desenvolver um projeto viável para captação”, conta Vinnicius que também é consultor em Captação de Recursos da Feapaes-ES.
O curso é um dos primeiros ofertados na nova plataforma de cursos do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-ES. A página tem cursos on-line, com aulas gravadas e ao vivo, de temas ligados ao movimento apaeano e ao terceiro setor como um todo. Há opções gratuitas e pagas, no site www.uniapae.apaees.org.br.
Curso Aperfeiçoamento em Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
A Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES) é uma instituição que trabalha desde 1992 para o fortalecimento das Apaes do estado. É formada por 42 instituições, sendo 40 Apaes, a Vitória Down e a Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes). Atua na garantia de direitos, promoção da cidadania, e no assessoramento, formação e capacitação de profissionais que atuam no setor. Também articula Políticas de Assistência Social, Saúde e Educação, sempre honrando o compromisso com a inclusão e desenvolvimento de todos como cidadãos.
Já a história das Apaes no Espírito Santo teve início em 1965. Hoje, são atendidas mais de 9 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla, empregando direta e indiretamente mais de 2.500 profissionais.
Operação Carnaval 2024: Redução nos Homicídios e Desafios para a Segurança Pública* Na última quinta-feira (15), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social...
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste marcou presença nas oficinas realizadas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) entre os dias 10...
Cooperativa busca iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável O período de inscrição para o processo seletivo de projetos socioambientais se encerra na próxima...
Uma bola, que foi autografada pelo jogador Neymar, atacante da Seleção Brasileira de Futebol, está entre os ítens que foram roubados durante os ataques...