Atletas de várias partes do mundo vão desembarcar no Espírito Santo para a segunda etapa do Insanity Mountain, evento multiesportivo com modalidades de montanha. O cenário das disputas, que vão acontecer entre 23 e 25 de junho, será o Mestre Álvaro, um dos cartões postais da Serra. As inscrições para as competições seguem abertas no site encr.pw/ExV1u
Na “Etapa Mestre Álvaro” vão acontecer as seguintes competições: Kilometro Vertical (VK), caminhada guiada, Skyrunning, Mountain Bike – Cross Country Maratona e Bike tour com a participação de atletas de vários níveis – de iniciante à alta performance. “Estamos muito otimistas com o evento, que com certeza vai movimentar a cidade da Serra. Uma grande característica do Insanity Mountain, que já acontece há sete anos, é o ambiente familiar que se forma, já que muitos atletas vêm acompanhados de parentes”, diz Ryan Rangel, organizador do evento.
Durante as competições, os participantes enfrentam inúmeros desafios, como o trajeto na serra, montanha, trilhas, cachoeiras nos mais variados terrenos. “É um esforço real mas totalmente prazeroso, e os competidores ainda têm o privilégio de contemplar as belezas naturais do local”, declara Ryan Rangel. A programação do evento inclui, além das competições, desfile das delegações, caminhada guiada, homenagens e até bike tour e corrida noturna. Haja disposição!
Campeonato internacional
Paralelo ao Insanity Mountain, vai acontecer o Campeonato Sul-Americano de Skyrunning, que são corridas com subidas cuja inclinação mínima seja de 30%, com participação prevista de cerca de 60 atletas de seis países: Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Peru e Venezuela.
O campeonato vai avaliar e premiar os melhores atletas e seleções da américa do sul nas competições Sky: skyrace (mínimo 20km com desnível de 1200m, com tempo de menos de 3 horas para o vencedor) e skyultra (acima de 50 km, com tempo entre 5 e 12 horas para o vencedor). Além desses, há a disputa do Kilometro Vertical (VK), inicia na base da montanha e termina no topo, são corridas com subida vertical de mil metros em terreno variável, não excedendo 5 km de extensão. A inclinação média mínima deve ser de 20% e 5% da distância total deve ser superior a 33%.