Pensando em proporcionar mais qualidade ao atendimento de saúde da população, a Prefeitura de Anchieta firmou uma parceria com a MedTi para a implementação do MedAssist, um serviço de telemedicina especializado 24 horas, que visa a melhorar os atendimentos de ortopedia e reduzir o número de remoções para o hospital de referência da região.
Desde que começou a funcionar, no dia 02 de janeiro, foram 39 pacientes beneficiados. A previsão é que até o final de janeiro este número chegue a 150 atendimentos. O tempo médio de espera pelo parecer médico foi de 7 minutos e 44 segundos, uma diferença considerável da jornada anterior de 5 horas (quando era necessária a remoção para o hospital de Cachoeiro de Itapemirim), e o índice de resolubilidade dos casos foi de 89,58% na cidade.
Com a chegada do software em Anchieta, também houve uma economia de Co² que seria lançado na atmosfera por deslocamento dos pacientes em veículos de transporte, de 1.671kg. A previsão é que sejam economizados mais 3.942kg até o fim do mês, totalizando 5.613kg.
O custo operacional, que envolve toda a logística de transferência do paciente, como regulação, transferência e assistência, entre outros cuidados, também já mostra uma redução importante. Foram economizados R$ 29.835 e a meta é chegar a economia de R$ 100.236,11 até o dia 31 de janeiro.
Para o diretor da MedTI, Nilo Neto, a plataforma surge como forma de otimizar o tempo dos pacientes e dos médicos. “Milhares de pessoas saem diariamente de suas cidades e são transportadas em ambulâncias, buscando atendimentos especializados em hospitais de referência devido a fraturas e traumas. Isso causa insatisfação e uma longa jornada aos pacientes, além de gerar um grande impacto na operação financeira da saúde. Esta não é uma forma sustentável ou eficaz de se entregar saúde”, explicou.
O médico destaca que a telemedicina já uma realidade para o município. “Ter assistência ortopédica 24 horas é um sonho antigo de Anchieta. Porém, adotar essa modalidade era inviável, pois manter a equipe especializada presencial tem um custo aproximado de R$ 80 mil mensais, totalmente fora da realidade para a maioria dos pequenos municípios”, disse Nilo.
A prática da telessaúde foi expandida em caráter emergencial durante a pandemia da covid-19, mas agora foi regulamentada para todas as modalidades. “O software só tende a ter mais força e ser mais eficaz nos tratamentos propostos. Por isso, é vantajoso para o município e para o paciente”, finalizou o ortopedista.
MedAssist
Fundado há 6 anos, o MedAssist está presente em municípios capixabas como Laranja da Terra, Cachoeiro de Itapemirim, João Neiva, e em Estados brasileiros, como o Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Nele, um especialista atende por teleconsulta casos complexos, permitindo em média uma taxa de resolução de 95%.
A ideia é melhorar a jornada do paciente, reduzir o impacto ambiental, melhorar a logística de saúde em Anchieta, além de diminuir o custo dos atendimentos, estimulando a rapidez e a eficiência na resolução dos casos.
Até o momento, foram registrados em todos os locais em que o MedAssist está presente, um total de 20 mil atendimentos, que reduziram a jornada dos pacientes em mais de 80 mil horas, representando uma economia de R$ 14 milhões em logística, além de evitar 750 toneladas de emissão de carbono na atmosfera.
Incentivo governamental
Por conta do sucesso do aplicativo, a MedTi, empresa de Nilo Neto, foi selecionada pelo Startup e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SEEDES), o primeiro programa público de aceleração de startups do Estado, cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento de empresas e ideias inovadoras. O programa selecionou o MedAssist para aprimorá-lo. O trabalho conjunto começou em dezembro de 2022.