Cidade Cultura

ExpoElas movimenta Anchieta e fortalece empreendedorismo feminino no Natal

Vento em Anchieta cria espaço de visibilidade ao empreendedorismo feminino e impulsiona geração de renda às vésperas do Natal

Anchieta vai respirar empreendedorismo, criatividade e protagonismo feminino entre os dias 12 e 14 de dezembro. A Praça São Pedro será palco da 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras do Espírito Santo, um evento inédito no município que surge como vitrine para negócios liderados por mulheres e como importante impulsionador da geração de renda no período que antecede o Natal.

Com três dias de programação diversificada, a feira reunirá 33 estandes com produtos e serviços dos segmentos de moda, beleza, gastronomia, artesanato, serviços e bem-estar, além de atividades formativas, culturais e de networking, fortalecendo a economia local e regional.

A abertura acontece nesta sexta-feira (12), às 19 horas, com a presença de autoridades. Na sequência, o público confere o desfile “Mulheres que Inspiram – Verão 2026”, comandado pela artista Edicinha da Silva. As peças em crochê serão desfiladas por mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Anchieta, reforçando a conexão entre inclusão social, moda e identidade cultural. A noite será encerrada com apresentação musical da cantora Fernanda Fontes.

O sábado (13) será dedicado à criatividade, aos negócios e à inspiração, com programação a partir das 15 horas. Às 16 horas, acontece a Oficina de Artesanato em Fibra de Bananeira, conduzida pelas artesãs Maria da Glória Fabiane e Delma Pereira, que irão compartilhar técnicas e saberes tradicionais com o público. Em seguida, às 17h30, o já conhecido Café com a Lis – Papo de Empreendedora ganha uma edição especial, promovendo bate-papo, troca de experiências e o pitch das expositoras, que apresentarão seus produtos e serviços. A programação musical segue com Maria Lima, em um Especial de Natal, e o show “Elas no Palco”, com a artista Duda Felipe.

No domingo (14), a programação começa cedo, às 7 horas, com a Caminhada da Mulher Empreendedora, seguida de sorteios, dinâmicas e atividades interativas. Às 11 horas, a música retorna ao palco com o Duo Mary Di. Às 14 horas, será a vez do Grupo Força & União, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa, sob coordenação da professora Glaucia Perini. O encerramento oficial da feira acontece às 15 horas.

Segundo a organizadora e idealizadora do evento, Lis Bravin, a feira nasce com o propósito de fortalecer o protagonismo feminino na economia. “Durante os três dias, o público encontrará expositores de diversos segmentos. A feira foi pensada para impulsionar vendas, ampliar oportunidades de negócios e fortalecer a rede de mulheres que movimenta a economia da região sul do Espírito Santo”, destaca.

A 1ª ExpoElas é realizada pelo Instituto de Inovação do Espírito Santo, com apoio da Prefeitura de Anchieta, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento. A organização é assinada pela E. Bravin Eventos.

Leia também