Geral

2ª fase do Programa CNH Social 2023 se inicia nesta terça-feira (18)

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para alguns é um sonho e para outros uma oportunidade de conseguir um emprego. Para muitos é uma dificuldade, pois são taxas e valores muito altos que acabam impossibilitando o cidadão de conseguir o documento. E por isso, a 2ª fase do Programa CNH Social 2023, que teve início nesta terça-feira (18), vai ajudar àqueles que querem se habilitar.

O Governador do Estado, Renato Casagrande fala da importância do programa para os capixabas, pois o mesmo gera oportunidade da pessoa se profissionalizar, ao contrário dos programas de transferência de renda, o CNH Social dá autonomia para o cidadão.

“Um programa de grande importância, pois gera oportunidade, ele dá ao cidadão os meios para correr atrás de uma renda para a família. É uma habilitação que pode ser usada com o carro que a família tenha e assim gerar um renda, uma habilitação que pode ajudar a conseguir um emprego. E avançamos muito com o Detran nesse sentido e já ofertamos perto de 90 mil carteiras. Isso é uma oportunidade de o capixaba ter possibilidade de usar a sua habilitação como geração de renda, esse é o objetivo do programa”. 

Serão disponibilizadas mais 3.500 vagas, totalizando as 7.000 vagas divulgadas para este ano, como novidade, novos cursos especializados para formação de Condutores profissionais serão acrescidos aos que já são oferecidos aos beneficiários do programa, agora com foco em condutores da categoria A (motocicleta), de acordo com diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

“Quem está no CadÚnico, recebe menos de 2 salários mínimos pode fazer a inscrição desde que não esteja impedido pela justiça de ser condutor. A inscrição é fácil de fazer, pois são poucos iténs e dá pra fazer pelo celular. E as inscrições vão até o dia 28 de julho. A seleção é totalmente eletrônica com base nos dados do CadÚnico, sendo uma forma justa de ir atendendo àqueles que realmente precisam”. 

O Pedreiro João Miguel Rodrigues da Silva fala da emoção e dos planos para o futuro, já que com a Carteira na mão o leque de oportunidades se abre. O profissional de 30 anos de construção civil disse que quer se especializar e assim poder agora realizar um trabalho mais leve e manter as contas em dia.

“É uma nova porta que se abre, porque vou ter a oportunidade de trabalhar com carro, ônibus, caminhão. O transporte de passageiros, podemos ver que o mercado não têm profissinais da área habilitados e os que têm, estão sofrendo muitio tendo que dobrar a carga horária e sendo assim vou fazer um curso profissionalizante. E já que sou Pedreiro, agora posso mudar de ramo e fazer um trabalho que seja mais leve e poder descansar o corpo”.

Na ocasião também foi lançado o programa “Tudo no Mesmo Lugar”, que  possibilita que todo o procedimento de compra, transferência e revenda de veículos seja realizado no local de sua comercialização, quando realizado em concessionárias, distribuidores autorizados e revendas, de acordo com Givaldo Vieira, diretor geral do Detran|ES.

“O Detran|ES está oferencendo o “Tudo no Mesmo Lugar”, que é a oportunidade de transacionar veículos, de fazer a transferência, isso vai fortalecer e muito a venda de veículos, e faendo isso em poucos minutos. é um processo totalmente automatizado, pois não será preciso ir ao Cartório reconhecer firma, tem reconhecimento facial, assinatura digital e nosso sistema está preparado para fazer automaticamente a transferência, o que antes se aguardava dias agora poderá ser feito em qualquer horário do dia.  Programa inédito no Brasil e quem sai ganhando, claro é a população, que ganha praticidade na negociação dos seus veículos, o comerciante de veículos semi-novos, que terá mais oportunidade de efetivar suas vendas e o Estado que vai fazendo de forma oficial e recolhendo os impostos e geranda, trabalho, emprego e renda”. 

Curiosidades sobre a CNH

Ao redor do mundo para poder dirigir qualquer veículo motor é necessário tirar uma licença, o que garante a pessoa poder dirigir. Os requisitos variam de acordo com a legislação de cada país, por aqui é necessário ter a idade mínima de 18 anos e realizar aulas teóricas e práticas, mas você sabia que nem sempre foi assim? A Revista Ekletica te conta a história desde a primeira habilitação!

Primeira habilitação para dirigir

A história da primeira licença para dirigir está estritamente ligada com a criação do primeiro automóvel. Em 1888, Karl Benz, conhecido por ser um dos primeiros idealizadores do carro, foi o primeiro a ter uma, pois precisava dela para andar pelo Grande Ducado de Baden, o que se tornou a Alemanha nos dias de hoje. O motivo que obrigou o alemão a ter esse certificado foi curioso, moradores da região reclamavam de mau cheiro de gasolina e o barulho provocado pela máquina.

Considerada uma licença apenas para casos especiais, ela se começou a ser obrigatória nos países a partir de 1904, sendo o Reino Unido o primeiro local ser obrigatório a obtenção da licença para poder dirigir.

Leia também