Saúde

20 de março – Dia Mundial da Saúde Bucal

Que tal um belo sorriso no Dia Mundial da Saúde Bucal? No próximo dia 20 de março é celebrada a data que destaca a importância do acesso da população à saúde bucal.

De acordo com a Implantodontista e Diretora Clínica do IOS – Instituto Odontológico, Dra. Marlei Bonella, a data é importante para  mostrar a importância de garantir que todos tenham acesso a serviços odontológicos de qualidade, independentemente de onde  mora ou da situação socioeconômica.

O tema da campanha deste ano da ‘World Dental Federation (FDI)’ é “Uma boca feliz é..” que será válida até o ano de 2026.

Segundo o site da federação, a campanha “Uma boca feliz é…” oferece uma maneira simples, mas poderosa, de capturar a natureza multifacetada da saúde bucal de uma maneira concisa e compreensível. A campanha de 2024 centra-se na intrincada ligação entre a saúde bucal e a saúde geral porque: “Uma boca feliz é … um corpo feliz”. Queremos capacitar todos, em todos os lugares, para que valorizem e cuidem da sua boca e entendam que, ao fazê-lo, também podem proteger o seu bem-estar e qualidade de vida. Junte-se à nossa jornada para uma vida mais saudável e feliz.

Para Marlei é sempre preciso frisar a prevenção de doenças bucais: “Manter hábitos de higiene bucal adequados, como escovação regular dos dentes, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista, é fundamental para evitar cáries, gengivite e outras doenças bucais”, explica a cirurgiã-dentista.

Para se ter uma ideia, ela explica os cuidados básicos que devem ser feitos e o que pode originar:

“A falta de escovação pode levar ao acúmulo de resíduos alimentares e que se juntam também às salivas, e formam uma placa bacteriana na superfície dos dentes. Essa placa serve para acúmulo de microrganismos que habitam na nossa boca, se proliferarem mais podem causar diversas doenças e inflamações”, explica.

“A cárie é um resultado desse processo, além da inflamação gengival, que aumentando vai progredir para uma doença periodontal – que é uma inflamação mais severa com acúmulo de secreção purulenta que leva à perda dental”, explica.

Com a perda dos dentes, a autoestima diminui, o bem-estar do indivíduo é afetado e acaba refletindo no cuidado com a saúde.

A cirurgiã-dentista destaca que além da autoestima, o cuidado com os dentes melhora a saúde como um todo: “A presença de dentes saudáveis melhora a mastigação, e consequentemente a respiração, e evita a perda de apetite, bruxismo, insônia e irritação, etc.”, explica. Hoje além da estética, a saúde bucal é reconhecida como um meio de uma população saudável.

Leia também