Cidade

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa com webinário com tema usado em redação do ENEM

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.
Em apoio a esta iniciativa da sociedade civil, a campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres até 2030” pede ações globais para aumentar a conscientização, estimular os esforços de defesa e compartilhar conhecimentos e inovações. Tem liderança do secretário-geral da ONU, António Guterres.

Aqui na Serra, a campanha começa nesta segunda-feira (20) e segue até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A programação começa com um webinário ““Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela Mulher Negra no Brasil”.

E a programação não para por aí!

Confira a programação:

Segunda-feira (20)
Dia da Consciência Negra – Webinário “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela Mulher Negra no Brasil”, das 19 às 20h30. Será liberado link para inscrição: https://forms.gle/H4FhPYXjjDjaRoso6.

Terça-feira (21)
Roda de conversa com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Serrana (Commus), na sede do Cramvis, das 9h às 10h e das 14h às 15h.

Quarta-feira (22)
Palestra sobre Empoderamento Feminino com a enfermeira Simeia Saraiva, no Cramvis, das 9h às 10h e das 14h às 15h.

Quinta-feira (23)
Palestra “O Olhar do Cuidador”, com a enfermeira Simeia Saraiva, no Cramvis, das 9h às 10h e das 14h às 15h.

Sexta-feira (24)
Reunião de sensibilização com barbeiros, às 14 horas, no Depoli.

Sábado (25)
A Seppom vai realizar abordagem e conscientização sobre a violência contra a mulher no Casamento Comunitário, que acontece no Parque da Cidade.

Dia 27
Lançamento da Campanha “Eles por Elas”, no Terminal de Laranjeiras, das 7 às 13 horas, com cortes de cabelos masculinos e conscientização da população quanto ao tema.

Dia 28
Roda de Conversa no Cramvis ministrada pelo Deam.

Dia 29
Atendimento e informações direcionado às Mulheres no Procon e Dajum, das 8 às 17h.
Roda de Conversa com o projeto Esse é meu Nome, no CMJ de Jardim Carapina, às 9h

Dia 30
Roda de conversa Cramvis, das 9h às 10h e das 14h às 15h.
Atendimento e informações direcionados às mulheres no Procon e Dajum, das 8 às 17h.

Dia 1º/12
Dia de prevenção a AIDS e ISTs com abordagem, testagem e distribuição de material informativo, na Praça Drº Pedro Feu Rosa (Prefeitura Antiga), das 13h às 17h

Dia 2/12
Serra + Cidadã Natal com Circuito da Mulher e abordagens informativas.

Dia 4/12
Palestra interna para os servidores da Seppom e Sedir com o tema “Cuidar de Quem Cuida”. No Auditório do IPS, das 14h às 15h30.

Dia 5/12
Lançamento do projeto “Tinha que ser Mulher”, no Cramvis, às 10h. O projeto mostra a história de mulheres que ressignificaram a frase “Tinha que ser Mulher”.

Dia 6/12
Assinatura do Programa Homem que é Homem.
Campanha do laço branco com abordagem e informações na Prefeitura e na Câmara Municipal, das 14h às 16h.

Dia 7/12
Piquenique no Parque da Cidade no Dia Internacional de Direitos Humanos.

Leia também