Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro.
Foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.
Em apoio a esta iniciativa da sociedade civil, a campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres até 2030” pede ações globais para aumentar a conscientização, estimular os esforços de defesa e compartilhar conhecimentos e inovações. Tem liderança do secretário-geral da ONU, António Guterres.
Aqui na Serra, a campanha começa nesta segunda-feira (20) e segue até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A programação começa com um webinário ““Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela Mulher Negra no Brasil”.
E a programação não para por aí!
Confira a programação:
Segunda-feira (20)
Dia da Consciência Negra – Webinário “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela Mulher Negra no Brasil”, das 19 às 20h30. Será liberado link para inscrição: https://forms.gle/H4FhPYXjjDjaRoso6.
Terça-feira (21)
Roda de conversa com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Serrana (Commus), na sede do Cramvis, das 9h às 10h e das 14h às 15h.
Quarta-feira (22)
Palestra sobre Empoderamento Feminino com a enfermeira Simeia Saraiva, no Cramvis, das 9h às 10h e das 14h às 15h.
Quinta-feira (23)
Palestra “O Olhar do Cuidador”, com a enfermeira Simeia Saraiva, no Cramvis, das 9h às 10h e das 14h às 15h.
Sexta-feira (24)
Reunião de sensibilização com barbeiros, às 14 horas, no Depoli.
Sábado (25)
A Seppom vai realizar abordagem e conscientização sobre a violência contra a mulher no Casamento Comunitário, que acontece no Parque da Cidade.
Dia 27
Lançamento da Campanha “Eles por Elas”, no Terminal de Laranjeiras, das 7 às 13 horas, com cortes de cabelos masculinos e conscientização da população quanto ao tema.
Dia 28
Roda de Conversa no Cramvis ministrada pelo Deam.
Dia 29
Atendimento e informações direcionado às Mulheres no Procon e Dajum, das 8 às 17h.
Roda de Conversa com o projeto Esse é meu Nome, no CMJ de Jardim Carapina, às 9h
Dia 30
Roda de conversa Cramvis, das 9h às 10h e das 14h às 15h.
Atendimento e informações direcionados às mulheres no Procon e Dajum, das 8 às 17h.
Dia 1º/12
Dia de prevenção a AIDS e ISTs com abordagem, testagem e distribuição de material informativo, na Praça Drº Pedro Feu Rosa (Prefeitura Antiga), das 13h às 17h
Dia 2/12
Serra + Cidadã Natal com Circuito da Mulher e abordagens informativas.
Dia 4/12
Palestra interna para os servidores da Seppom e Sedir com o tema “Cuidar de Quem Cuida”. No Auditório do IPS, das 14h às 15h30.
Dia 5/12
Lançamento do projeto “Tinha que ser Mulher”, no Cramvis, às 10h. O projeto mostra a história de mulheres que ressignificaram a frase “Tinha que ser Mulher”.
Dia 6/12
Assinatura do Programa Homem que é Homem.
Campanha do laço branco com abordagem e informações na Prefeitura e na Câmara Municipal, das 14h às 16h.
Dia 7/12
Piquenique no Parque da Cidade no Dia Internacional de Direitos Humanos.