Tecnologia

Você se lembra? Sites e redes sociais que deixaram de existir

Com a velocidade da Internet, todos os dias somos bombardeados por uma enxurrada de informação e com ela as mudanças de se relacionar com os outros. Orkut e MSN eram os queridinhos dos brasileiros, mas como nem tudo dura para sempre, vamos relembrar os site e redes sociais.

Você lembra qual foi a primeira rede social, que utilizou?  Muitod jovens podem responder a essa pergunta dizendo Facebook ou Twitter, o que é uma resposta válida, mas o fato é que esses sites estão longe de serem as primeiras redes sociais que fizeram grande sucesso mundo afora. E algumas das primeiras redes sociais chegaram a fazer tanto sucesso que jamais imaginaríamos que um dia elas desapareceriam.

Quando se fala em redes sociais, vem a nossa cabeça. Isso porque o Orkut isso metade dos usuários do Orkut eram brasileiros. Essa rede social foi criada em 2004 e levou o nome de seu criador, o engenheiro turco, Orkut Büyükkökten.

A plataforma foi desenvolvida pelo Google e teve seu encerramento no dia 30 de setembro de 2014.

Tendo seu início em 1999, o MSN foi uma das redes sociais de mensagem mais populares do mundo durante muito tempo

A chamada de vídeo no MSN com certeza foi um recurso inovador para a época, mas com a compra do Skype em 2011, pela Microsoft, toda a atenção da empresa ficou voltada para sua nova aquisição, levando o MSN a ser descontinuado em todo o mundo.

A plataforma Google+ foi lançada em 2011 em uma tentativa do Google de competir com a popular rede social, Facebook. Contudo sem oferecer nada novo ao usuário, o Google+ não conquistou muitos usuários, sendo encerrado em 2019 devido ao baixo interesse do público na plataforma e ao alto custo para mantê-lo ativo.

Rede social de vídeos curtos? Isso te lembra algo? O Vine foi lançado em 2013 e antes mesmo de ser lançado foi comprado pelo Twitter e acabou se tornando o aplicativo mais baixado nos Estados Unidos em 2013. O Vine teve uma vida curta e teve seu encerramento oficial em 2016.

MySpace foi lançado em 2003 e chegou a ser a rede social mais popular do mundo por muito tempo. Mesmo sem possuir uma versão nacional, a plataforma chegou a conquistar muitos brasileiros, o que levou a criação de uma versão brasileira no ano de 2007.

Você já ouviu falar do Yahoo!Buzz? Essa foi uma das redes sociais que menos durou. Criada em 2008 para competir com serviços do Google como MSN, o Yahoo!Buzz permitia que o usuário criasse seus próprios artigos em sites pessoais ou privados, além disso era possível compartilhar fotoslinks sites. Com uma interface que não caiu no gosto do público e opções melhores no mercado, o Yahoo!Buzz foi descontinuado em 2011.

Leia também