Na próxima terça-feira (31), a Assembleia Legislativa (Ales) colocará em destaque a preocupante questão da violência contra a mulher. A Comissão de Segurança conduzirá uma reunião no Plenário Dirceu Cardoso, a partir das 10 horas, para discutir medidas a fim de reduzir as vitimizações no estado.
O deputado Delegado Danilo Bahiense, do PL, ressaltou a urgência do debate, considerando que o Espírito Santo enfrentou 27 casos de feminicídio somente nos primeiros nove meses deste ano. A reunião ocorre às vésperas do mês de combate à violência contra a mulher, novembro.
Além disso, a Comissão de Direitos Humanos se reunirá no mesmo dia, às 11 horas, no Plenário Judith Leão, para abordar os conflitos fundiários no estado. A presidente do colegiado, deputada Camila Valadão (Psol), destaca a importância de discutir os parâmetros garantidores de direitos em casos de remoção forçada de pessoas.
Outras pautas relevantes incluem debates sobre mudanças no Novo Marco de Saneamento Básico pela Comissão de Saúde e Saneamento, uma audiência pública sobre os direitos das pessoas com deficiência, e a CPI dos Maus-Tratos contra os Animais, que investigará a morte do cachorro Borys.
Outras agenda na pauta para os dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro, que inclui sessões solenes, audiências públicas e reuniões das diferentes comissões parlamentares.
O expediente administrativo na Ales será suspenso na quinta-feira (2) e sexta-feira (3) devido ao feriado nacional de Finados e ao ponto facultativo decretado pelo Legislativo.