Saúde

Vila Velha cria grupo para avançar no atendimento na área de saúde mental

Acaba de ser criado em Vila Velha o Grupo Condutor Municipal de Saúde Mental, com o intuito de articular estrategicamente os pontos de atenção na cogestão do desenvolvimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) na cidade. A iniciativa é inédita no município e visa agilizar os serviços prestados à população assistida.

A atuação do grupo condutor, que se reunirá em agenda ordinária mensal e extraordinária sempre que necessário, é para exercer papel importante na condução gerencial da Rede, ao lado de outros entes.

“A governança é o arranjo organizativo que permite a gestão dos demais componentes das RAPS, gerando a cooperação entre os atores sociais envolvidos na rede temática da atenção à saúde”, explica Tarciana Martins, gerente dos Serviços da Atenção Especializada da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha.

A iniciativa, que representa um marco para a saúde mental do município, refletirá em resultados sanitários e econômicos para a população assistida pelos serviços da Rede de Atenção Psicossocial de Vila Velha, formada por pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

 “A formação deste grupo vai ser colaborativa, já que todos estão empenhados em unir esforços para a implementação de diretrizes e protocolos clínicos que vão contribuir para superar a fragmentação do cuidado”, destaca Tarciana Martins.

Membros

Em Vila Velha, os membros do Grupo Condutor serão servidores representantes da área técnica de saúde mental, das gerências de Atenção Primária à Saúde, de Atenção Ambulatorial Especializada e de Urgência e Emergência, CAPS ad, CAPS II e CAPS ij, das Unidades de Atenção Primária, do Consultório na Rua e do Conselho Municipal de Saúde.

Leia também