Após a notícia trágica da morte de uma família inteira no último final de semana, em Sooretama, norte do Espírito Santo, em que o motorista colidiu de frente com um caminhão, entrando sozinho na pista na contramão, indícios dão conta de que o motivo da batida pode ser sido sono ao volante.
“Como a família era do interior do Rio de Janeiro e estava indo sentido a Bahia, ou o motorista dormiu ao volante, ou pode ter sido um mal súbito, e isso acende o alerta que fazemos em relação ao período de férias”, afirma a Especialista em Medicina do Sono e presidente da Associação Brasileira do Sono – Regional ES, Jessica Polese.
“Com festas e feriados as pessoas se arriscam com sono nas estradas após as baladas ou sem o devido descanso, enquanto campanhas contra a combinação de álcool e direção estão cada vez mais efetivas, outras causas de acidentes ainda precisam ser mais trabalhadas para conscientizar a população”, diz a médica.
E a sonolência é uma das principais causas de acidentes de trânsito e neste período de início de ano é um dos maiores motivos destes acidentes que podem causar óbitos. “Além das pessoas que estão passeando, existem os casos de motoristas que trabalham em esquema de turno ou dirigem por mais horas seguidas do que o recomendado”, ressalta Jessica.
O uso de estimulantes é uma das preocupações no campo medicinal. “Eles podem deixar o indivíduo muito agitado e isso no trânsito não é uma coisa boa, além de que a droga não perde o efeito de maneira gradual, mas sim com muita rapidez, pegando o motorista de surpresa. Ele não percebe que está ficando com sono e quando vai ver, já dormiu, porque ele já estava muito cansado e deveria ter parado de dirigir quando sentiu a necessidade de tomar os estimulantes”, explica a especialista.
De acordo com a especialista, o ideal para pegar a estrada é dormir de seis a oito horas antes de assumir a direção. “Não adianta tirar pequenos cochilos e se a viagem for muito longa, pare em um local seguro para esticar as pernas e descansar, lembre-se que dormir não é uma questão de luxo, mas de segurança”, destaca Jessica.