A Feira Nacional de Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto) é a maior feira do segmento já realizada em território capixaba, e já é considerada tradição com a sua 11° edição neste ano
Artesanato é cultura, criatividade, personalidade, possibilidades e, muitas vezes, uma técnica que perpassa gerações. Com o objetivo de impulsionar e valorizar esse segmento, a ArteSanto chega a sua 11° edição, entre os dias 22 de setembro e 1 de outubro, na Praça do Papa. O evento é o maior da área de artesanato no Espírito Santo e promove a oportunidade de conhecimento das artes capixabas, além de buscar firmar o artesanato como uma atividade econômica no estado e proporcionar o contato direto dos artesãos com o público.
A ArteSanto é o único evento capixaba de artesanato com duração de 10 dias, e são, em média, 5 mil metros quadrados para 600 expositores – divididos entre artesãos locais e de outros estados, com artes das mais variadas formas e produções. De acordo com a organizadora, Sônia Iamonde, a Feira ArteSanto é uma vitrine para o artesanato capixaba e, também, brasileiro. “Nós idealizamos este evento, há 11 anos atrás, com a missão de visibilizar as artes produzidas aqui, no Espírito Santo, que são pouco divulgadas. Desde a panela de barro até outros artigos que são produzidos a várias mãos, e merecem destaque. Neste ano, estamos de cara nova em vários sentidos, a fim de surpreender o público e dar espaço a quem merece – o nosso artesanato e os artesãos que os produzem”, comenta.
Do barro ao crochê
Os trabalhos expostos e comercializados são fabricados a partir de várias tipologias, desde o barro, como também cerâmica, papel, ferro, aço, madeira, pedras e mosaicos, fios, tecidos, plásticos, fibras naturais, artigos do mar, e materiais recicláveis. Afinal, tudo pode se tornar arte na visão de um artesão. No entanto, a organização afirma que as peças, antes de serem selecionadas, passam por uma curadoria. “Para elevar a importância do nosso evento, é importante que os trabalhos escolhidos sejam de alta qualidade, por isso, prezamos por uma seleção detalhista e rigorosa”, explica Hugo Tofoli, Diretor Técnico da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor (Aderes).
Empreendedorismo feminino
Cada vez mais mulheres conquistam o próprio espaço, e um deles é o mercado empreendedor. De acordo com estudo realizado pela Serasa Experian, para quantificar as empresas com lideranças femininas no Brasil, cerca de 43% dos negócios capixabas ativos em 2022 eram liderados por mulheres, o que coloca o Espírito Santo em terceiro lugar no ranking nacional. “Para nós é um prazer ser ponte para o crescimento do empreendedorismo feminino, pois hoje o artesanato é a renda principal de muitas famílias por meio das mulheres. Além disso, a arte também emancipa o público feminino em várias questões, como a financeira, e a ArteSanto é um dos eventos mais esperados por elas, pois é na Feira movimentada que elas têm a oportunidade de mostrar seus produtos e conquistar novos clientes. É importante citar que, além do artesanato, 30% do evento é reservado para negócios da agricultura familiar, MEI e alimentação”, afirma Sônia.
O evento é realizado pela Convencion Biro, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor (Aderes), Sistema OCB, Iamonde, Marca Ambiental, Prefeitura de Vitória, Secretaria de Cultura do ES e Governo do Estado do Espírito Santo.