Espírito Santo tem mais de 210 mil produtores agrícolas que atuam, majoritariamente, da agricultura familiar, e o evento que chega na Praça do Papa reunirá produtores que fabricam delícias e belezas artesanais
As famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais capixabas são uma das principais incentivadoras de sonhos e projetos ligados à agricultura familiar no Espírito Santo. Assim, com foco na produção em família, acontece entre os dias 3 e 6 de agosto a Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do ES (FEAFES), na Praça do Papa, em Vitória. O evento é gratuito e tem como objetivo reunir as delícias e belezas artesanais produzidas pelas famílias agricultoras rurais do Estado, em especial, do interior de cada município. Graças a essa atividade familiar, é evidenciado o papel predominante dessa prática do setor agrícola no Espírito Santo, além de favorecer a prática, que já se faz presente em 75% das propriedades rurais capixabas, segundo dados do Governo do Estado. A 18° edição conta, ainda, com Espaço Garden, para a exposição de flores e plantas diversas, Espaço Gourmet, para a degustação de comidas típicas do Espírito Santo, Espaço Microempreendedor Individual, para ressaltar grupos e produtores rurais autônomos, agricultores (as) familiares que confeccionam peças e artesanatos diversos.
Para a diretoria da FETAES, a Feira potencializa a comercialização dos produtos da cultura capixaba e destaca mais a produção da agricultura familiar como diferencial para a valorização do interior do Estado. “A Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária reúne o que há de melhor na produção da agricultura familiar. Os produtos que estarão em exposição são feitos sempre com muito carinho, cuidado e dedicação extrema, além de levar consigo um pouco da tradição e da cultura das famílias que os produzem. Nosso objetivo é favorecer o contato entre os nossos produtores e os visitantes para reforçar o valor do que é produzido e fabricado integralmente em nosso Estado, em especial, no interior de cada município”, comenta o diretor-presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (FETAES), Julio Mendel.
Agricultura familiar capixaba em destaque
A força da produção da agricultura familiar é o foco da edição 2023 da Feira da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária do ES (FEAFES), que acontece entre os dias 3 e 6 de agosto, na Praça do Papa, em Vitória, com entrada gratuita. O evento contará com cerca de 280 produtores, e terá espaços para exposição de flores e plantas, degustação de delícias e comidas típicas do Espírito Santo, além das atrações culturais que resgatam a cultura capixaba.
Força feminina no agronegócio
A Feira da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária do ES (FEAFES) também conta com a participação da Feira Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais (FEMTRU), com a intenção de dar visibilidade e fortalecer as mulheres capixabas que estão na agricultura familiar, a FEMTRU é uma oportunidade para que elas possam expor suas produções. Por isso, o evento valoriza o agronegócio capixaba, possibilita o compartilhamento de experiências, além de oportunizar novos negócios entre visitantes e expositoras.
De acordo com a FETAES, 98% dos negócios rurais são comandados por produtoras, ou seja, as mulheres estão à frente. Não apenas na produção, mas também no planejamento, nas finanças e na comercialização dos produtos. As mulheres irão comercializar produtos da agricultura orgânica, agroindústria familiar, produtos in natura, artesanato, trabalhos manuais, plantas ornamentais, flores, pães, mel, biscoitos, gelados comestíveis, entre outros.
O evento é realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (FETAES), com a organização de Ademir Dadalto e apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTRs), Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CEMTR/ES), CuidarES, Rede de Convênios da Agricultura Familiar Capixaba, União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasil), Sistema OCB Espírito Santo, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor (Aderes) e Governo do Estado do Espírito Santo.
–