Entretenimento Eventos

Vale Cultural

Filme inédito de animação, “O Menino Beethoven visita o Brasil”, estreia no Espírito Santo dia 16 de maio, terça-feira, com o intuito de aproximar crianças e professores com música clássica. O longa-metragem é resultado do espetáculo teatral musical do reconhecido grupo Giramundo, que assina a direção e criação dos bonecos, com direção musical assinada por Marcelo Caldi.

Com patrocínio da Vale Cultural, o filme de 39 minutos celebra o gênio musical Beethoven, em um diálogo com grandes compositores da cultura do país, como Villa-Lobos, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Luiz Gonzaga. Aproximar clássico e popular com o audiovisual, teatro, música e literatura, para ampliar o repertório e aguçar os sentidos, com a ludicidade de “O Menino Beethoven visita o Brasil”

Beneficiados com as exibições inéditas no Espírito Santo, escolas municipais do bairro de Maria Ortiz, a escola EMEF Juscelino Kubitschek de Oliveira, e do município da Serra, no bairro Manoel Plaza, a escola EMEF Augusto Ruschi, recebeu no dia 16 de maio, terça-feira, as exibições de filme “O Menino Beethoven visita o Brasil” (Serviço, abaixo). e, uma oficina ministrada pelo Grupo Giramundo aconteceu no dia 17 de maio (4ªf), na escola EMEF Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro de Maria Ortiz.

Artistas e compositores criaram suas obras a partir de temas e canções da tradição oral dos povos originários de seus países, tanto brasileira como europeia. Ludwig van Beethoven, por mais refinada e complexa, muito se baseou nos temas populares, entoados e dançados pelo povo alemão e do centro-norte da Europa do século XVIII. Como exemplo a Sinfonia nº6, a Pastoral, criada em melodias seculares, conservada pela memória oral dos pastores e trabalhadores rurais do Velho Continente. Da mesma forma, no Brasil, nossos grandes gênios da música, como Villa-Lobos e Chiquinha Gonzaga, foram buscar nos grotões do país os temas cantados pelo povo, a fim de criar um registro inovador e refinado, demonstrando a grandiosidade do nosso folclore sertanejo.

As exibições do “O Menino Beethoven visita o Brasil” busca promover as artes, com teatro de bonecos, cinema e música na expectativa de aproximar crianças e jovens para o conhecimento do mundo.  Ampliar seus horizontes e potencialidades para que possam viver em sociedade como cidadãos autônomos, de consciência crítica e solidários.

Sinopse
O menino Beethoven andava muito entediado com a Europa do século XVIII, querendo saber das curiosidades de lugares distantes, até ele encontrar uma fada, que lhe faz entrar num túnel do tempo em direção ao futuro, ao novo mundo, conhecer novos amigos. A partir daí o encontro mágico e atemporal de Beethoven com os compositores brasileiros em um passeio musical com os grandes ícones da música brasileira dos últimos tempos: Pixinguinha, Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e Chiquinha Gonzaga.

Mídias digitais: @omeninobeethoven

 Coordenado pelo jornalista capixaba Fernando Gasparini, em dupla com a designer Elis Ribeirete, o filme em animação “O Menino Beethoven visita o Brasil” chega para alunos de escolas públicas do Espírito Santo, sendo lançado no dia 16 de maio, terça-feira, em Maria Ortiz e Serra.

Com patrocínio da Vale Cultural, o filme criado a partir de espetáculo musical inédito, tem direção cênica e criação de bonecos pelo renomado grupo Giramundo, de Minas Gerais, e conta o encontro lúdico de célebre músico Beethoven, com os nossos grandes artistas da música, como Heitor Villa-Lobos, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Luiz Gonzaga.

Uma oficina de bonecos também será ministrada para alunos e professores da rede pública. Abaixo, release com serviço e uma linda foto do menino Beethoven e nossos artistas.

Leia também