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Uso de laboratório é estratégia para tornar o ensino da Física mais atrativo

A força gravitacional, as ondas sonoras, os circuitos elétricos e as leis da termodinâmica são alguns dos assuntos abordados nas aulas de Física do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Tão importante quanto estudar essas teorias é ver como os fenômenos acontecem na prática. Por isso, muitas escolas lançam mão de laboratórios bem equipados para transmitir os ensinos e, sobretudo, atrair e reter a atenção e o gosto dos alunos para a ciência que está presente diretamente em diversas atividades do dia a dia.

Segundo o professor de Física do Centro Educacional Leonardo da Vinci Armstrong Lopes, as experiências realizadas em laboratório são uma forma importante de ensinar os princípios da ciência de uma maneira interativa. “As atividades aprimoram a observação, a paciência e a curiosidade dos alunos e ajudam a entender melhor as teorias abstratas da física e como diversos conceitos se aplicam ao mundo real”, explica.

Na escola, o laboratório de física tem capacidade para 30 pessoas, com cinco bancadas e equipamentos básicos como balanças, medidores de temperatura e instrumentos de medição elétrica, até os mais avançados como osciloscópios e geradores de ondas estacionárias e de Vann Der Graaf, além de um sistema de armazenamento de dados para manter os registros das medições e resultados dos experimentos. Juntos eles permitem abordar, com flexibilidade e possibilidade de adaptações e criações, todas as áreas da física, desde as que demostram o estudo do movimento até as que trabalham com indução eletromagnética.

O local é organizado para que os alunos circulem livremente e realizem experimentos com segurança. “O laboratório de física não só cumpre com sucesso o ensino dos conteúdos previstos na matriz curricular como também auxilia na formação de alunos críticos e ativos em seu próprio processo de aprendizagem significativa, além de fomentar o conhecimento científico por meio de pesquisas fenomenológicas”, argumenta o professor.

Experimentos

De acordo com o professor de Física do Centro Educacional Leonardo da Vinci Armstrong Lopes, a escolha dos experimentos depende do nível de ensino dos alunos e do conteúdo que está sendo trabalho. Algumas possibilidades são:

Queda livre

Os alunos podem calcular a aceleração da gravidade ao deixarem objetos caírem de diferentes níveis e medir o intervalo que cada um leva para chegar ao solo. Com essa prática, é possível perceber a associação entre a altura e o tempo de queda.

Lei de Ohm

Para compreender a relação entre tensão, corrente e resistência elétrica, os estudantes podem criar um circuito elétrico simples e medir a corrente e a resistência em diferentes pontos.

Ondas sonoras

Ao criar ondas sonoras em diferentes frequências e medir a velocidade e o comprimento de cada uma, os alunos podem entender as propriedades das ondas sonoras, como amplitude, frequência e comprimento de onda.

Calorimetria

O uso de um calorímetro para a aferição da quantidade de calor liberada ou absorvida durante uma reação química ajuda os alunos a assimilarem as leis da termodinâmica e a relação entre calor e energia.

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