Suspeitas de dengue, sintomas gripais e de gastroenterite estão entre as principais queixas dos pacientes. Veja quando procurar a unidade
O início do mês de março tem registrado alta demanda por atendimento de urgência no Pronto Atendimento do Hospital Materno-Infantil da Unimed Sul Capixaba. Nos sete primeiros dias do mês foram realizados mais de 2.400 atendimentos, sendo 1.758 no Pronto Atendimento Adulto e outros 714 no Infantil.
Segundo a médica do Pronto Atendimento Adulto da Unimed Sul Capixaba, Luiza Vallory, as principais queixas no atendimento são de quadros de diarreia aguda e gastroenterite, sintomas gripais leves e casos suspeitos de dengue, que tiveram um aumento expressivo desde janeiro, registrando 38 mil notificações em todo o Estado, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Luiza esclareceu que a maioria dos pacientes que têm procurado o Pronto Atendimento estão sendo classificados como não urgentes, de acordo com os protocolos internacionais de classificação de urgência, que são adotados pela Unimed Sul Capixaba. Para suprir o repentino aumento de demanda, a operadora tem realizado adequações, inclusive com a alocação de médico plantonista extra para reduzir o tempo de espera.
“No caso da dengue os principais sintomas são febre alta, dores no corpo e articulações, dor de cabeça, especialmente atrás dos olhos, náuseas e vômito e manchas vermelhas na pele”, explicou a médica. Segundo a especialista, entretanto, nem todos os casos necessitam de atendimento de urgência.
“Nos casos de dengue, por exemplo, é mandatório que se procure o Pronto Atendimento quando houver sintomas de alarme, que são caracterizados por dores abdominais persistentes, vômito de difícil controle, inchaços no abdômen ou no corpo, queda de pressão ou desmaio, lentidão ou qualquer sinal de sangramento”, alertou.
O Pronto Atendimento Unimed possui estrutura e equipe qualificada para atender casos de urgência e emergência, adulto e infantil. Possui as especialidades de pediatria, ginecologia, obstetrícia e clínico geral disponível 24h, atendendo também clientes particulares e de convênios.
É importante também que as pessoas fujam dos horários de pico na unidade. A maior movimentação costuma ser entre 8h e 10h; 14h e 15h; e 18h e 21h.
Quando procurar o Pronto Atendimento
Corte profundo
Quebra de algum membro do corpo
Luxação intensa
Acidente de origem elétrica
Picada ou mordida de animais peçonhentos
Queimaduras
Afogamento
Hemorragias (forte sangramento)
Infarto do miocárdio (dor no peito)
Dificuldade respiratória
Derrames, perda de função e/ou dormência nos braços e pernas
Perda de visão ou audição
Inconsciência/desmaio
Intoxicação por alimento ou medicamento
Sangue na urina, fezes ou no vômito
Tosse com sangue
Grave reação alérgica
Febre alta permanente
Convulsões
Dor intensa e persistente abdominal, na cabeça e outros
Agressões físicas
Acidente de carro, moto, atropelamento e quedas