Médica explica sintomas da menopausa e qual tratamento utilizar
Qual mulher não fica atenta quando começa a sentir ondas de calor, suores noturnos, na casa dos 45 anos? Estes são alguns dos sintomas do período de transição da menopausa. A menopausa é o título dado à última menstruação da mulher e significa o fim do período reprodutivo da mesma.
De acordo com a endocrinologista Gisele Lorenzoni, é o período em que se esgota o estoque de óvulos da mulher. “A menopausa, decorrente da perda da atividade folicular ovariana sem outra causa patológica ou fisiológica, ocorre tipicamente entre os 45 e os 56 anos”, explica a médica.
Durante este período de transição da menopausa, aproximadamente 50% a 75% das mulheres apresentam ondas de calor, suores noturnos ou ambos (sintomas vasomotores) e mais de 50% apresentam sintomas geniturinários (Síndrome Geniturinária da Menopausa – GSM).
Nessa fase, é muito importante que comece a procurar um profissional para avaliar a necessidade e a viabilidade de reposição hormonal”, diz a endócrino.
Além dos suores e ondas de calor, há transformações físicas e emocionais que são provocadas pela cessão dos hormônios femininos pelos ovários. De acordo com Gisele, um dos tratamentos eficazes aprovados pela Food And Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos são as preparações orais e transdérmicas de estrogênio com ou sem progestagênio.
“Antes de indicarmos o tratamento, vamos pesquisar todo o histórico da paciente, para passar uma profilaxia indicada e que não cause efeitos colaterais”, diz.
A médica explica que uma outra opção é o tratamento com estradiol e que esse hormônio pode ser menos propenso a causar risco de tromboembolismo venoso em comparação com o estrogênio oral”, afirma.
Se identificarmos que há contraindicações para uma terapia hormonal na mulher existem medicamentos que são eficazes na redução dos sintomas.