Saúde

Terapia assistida por cavalos e sua importância

A equoterapia também chamada de equiterapia, hipoterapia, terapia assistida por cavalos é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Conceito formulado pela ANDE-BRASIL (Associação Nacional de Equoterapia).

O prefeito da Serrra, Sergio Vidigal foi conferir de perto o trabalho do Regimento de Polícia Montada e como essa prática pode ajudar às pessoas com deficiência. Acompanhado das secretarias de saúde, educação e assistência social, o chefe do Executivo municipal conheceu mais sobre os métodos terapêuticos que podem ser utilizados para os tratamentos dos mais diversos transtornos.

“Aqui na Serra, queremos ofertar esta prática esportiva e terapêutica às crianças e jovens da Serra, por isso, conhecemos o Regimento de Polícia Montada, juntamente com a Promotora Paula de Pasolini, para levantar melhorias e buscar os meios para dar sequência ao projeto”, disse.

A história do Regimento de Polícia Montada da PMES (RPMont) pode ser dividida em dois momentos. O primeiro deles teve início com o surgimento da própria Polícia Militar em 1835, quando ainda era chamada de Guarda de Polícia Provincial. Já o segundo, há 20 anos com o início da era moderna da Cavalaria da PM.

Tal qual reporta a história da cavalaria medieval, nos últimos 20 anos o RPMont reescreveu sua própria história devido à necessidade de adaptação a nova realidade social, mas o fez sem deixar de lado as principais características que tornaram a cavalaria a principal arma de guerra da era medieval.

Sendo assim, mobilidade, flexibilidade e ação de choque permanecem atuais com o passar dos anos e hoje torna a Cavalaria da PM ferramenta indispensável para as políticas de segurança pública. Tem-se então que a mobilidade permite ao policial percorrer uma grande área para saturar determinada região de policiamento. A flexibilidade da cavalaria também torna possível empregar o RPMont em diversas operações policiais, como por exemplo as Operações de PO Montado, visando coibir os crimes contra o patrimônio nos principais centros urbanos da Grande Vitória; as Operações em Aglomerados para o combate ao tráfico de drogas e homicídios nas localidades do programa Estado Presente; e as Operações em Eventos para atender ao chamado de todas Unidades de Área do Estado. Por último a ação de choque causada pela tropa montada da PM é indispensável em situações de controle de distúrbios civis.

Além de realizar o policiamento montado diariamente, o RPMont também mantem um importante projeto social chamado Equoterapia que tem a missão de contribuir para o desenvolvimento psicomotor de pessoas portadoras de necessidades especiais. A Equoterapia também foi destaque no Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo (Inoves), nos anos de 2007 e 2012, demonstrando sua eficácia nas ações sociais desenvolvidas pela Polícia Militar.

Por essas e tantas outras razões temos orgulho em repetir a máxima: Sempre haverá uma Cavalaria!

Leia também