No último sábado (05), os moradores de Carapina Grande participaram de duas importantíssimas ações. A regularização fundiária, que vai beneficiar 1.700 mil famílias do bairro.
Outra ação será a revitalização do o Parque Histórico de São João de Carapina. O prefeito da Serra, Sergio Vidial falou sobre a importância das ações para o bairro e como elas beneficiam os moradores, além de contribuir a transforma do local.
Somos o município que mais investe no Espírito Santo pelo segundo ano consecutivo. Temos um grande PIB e queremos que todos possam colher os frutos dos nossos esforços para que o cidadão serrano possa sempre ter orgulho de morar aqui. Respeitamos o direito das pessoas de ter a sua propriedade garantida e uma cidade mais bonita e rentável para viver”, afirmou o prefeito.
O Parque Histórico de São João de Carapina ganhará um mirante de contemplação – onde o paisagismo será totalmente valorizado e estimulará o contato com a natureza – e uma grande área de convivência para serranos, moradores da Grande Vitória e turistas terem a chance de conhecer de perto este local.
O sítio também ganhará iluminação moderna, que valorizará a sua estrutura, deque de madeira com pergolados e uma ciclovia integrada à avenida Alpheu Ribeiro. Também será construído um estacionamento que incluirá vagas para ônibus, preparando o Parque para receber muitos visitantes e ser uma das maiores referências culturais da Serra.
A Igreja, que sofreu com as ações do tempo, passará por um intenso processo de restauração na sua estrutura, que também contempla revisão elétrica, instalação de cabeamento estruturado, proteção de combate à incêndio e sonorização interna.
“Seu Lar Todo Seu”, desta vez vai contemplar outros 11 bairros além de Carapina Grande, que são: das Laranjeiras, Barcelona, Barro Branco, Belvedere, Boa Vista II, Guaraciaba, Jardim Tropical, Palmeiras, Porto Dourado, Parque Residencial Tubarão e Solar de Anchieta.
A meta do programa “Seu Lar Todo Seu” é que até 2024 sejam regularizados 21 mil títulos, em 22 bairros, com investimento total de R$ 16 milhões.
A regularização fundiária é um conjunto de medidas de natureza jurídica, urbanística, ambiental e social que possui o objetivo de regulamentar ocupações irregulares nos bairros e de oferecer a titulação de seus ocupantes como proprietários.