O setor de saúde capixaba apresentou forte desempenho no mercado de trabalho em julho, com crescimento de 5,2% no número de vínculos formais em comparação ao mesmo período de 2024, gerando 429 novas vagas. O avanço é quase o dobro da média dos serviços em geral no estado, que registrou alta de 3%.
O destaque ficou com o atendimento hospitalar, responsável por 128 das vagas criadas, seguido de atividades ambulatoriais de médicos e dentistas (116) e serviços de complementação diagnóstica e terapêutica (93). Também apresentaram saldo positivo os profissionais de apoio à gestão de saúde, trabalhadores da área (exceto médicos e dentistas) e serviços móveis de urgência.
Vitória liderou o ranking de contratações, com 141 vagas, seguida por Serra (86) e Colatina (49), mostrando a força da região metropolitana e a interiorização do crescimento econômico da saúde no estado.
O perfil dos novos contratados reforça tendências do setor: predominância feminina (394 vagas contra 35 masculinas), jovens de 18 a 24 anos (234) e profissionais com ensino médio completo (249). Também houve saldo positivo entre trabalhadores com nível superior (25), incluindo médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas e gestores de saúde.
Segundo André Spalenza, coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, o desempenho evidencia a relevância e resiliência do setor. “O crescimento constante, mesmo diante das oscilações do mercado, mostra a saúde como vetor estratégico da economia capixaba, capaz de absorver trabalhadores de diferentes perfis e garantir qualidade na assistência”, afirmou.
 
 

 
 