Geral

Sesp divulga resultado da Operação Carnaval 2024

Operação Carnaval 2024: Redução nos Homicídios e Desafios para a Segurança Pública*

Na última quinta-feira (15), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou o balanço da Operação Carnaval 2024, destacando importantes dados e desafios enfrentados durante o feriado prolongado. Realizada em Vitória, a coletiva revelou um cenário de redução nos índices de homicídios, embora tenha evidenciado desafios significativos para a segurança pública.

Durante o período compreendido entre as 8 horas da última sexta-feira (08) até as 23h59 horas dessa quarta-feira (14), foram registrados 15 homicídios em todo o Estado, apresentando o segundo melhor resultado desde 2001. Esse dado contrasta com o menor registro, ocorrido em 2022, quando houve 14 homicídios, em meio às restrições da pandemia de Covid-19. Um fato notável é que não houve mortes por homicídio em locais de folia durante o Carnaval de 2024.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, expressou gratidão aos profissionais envolvidos na operação, destacando o papel crucial dos policiais militares, civis, científicos, bombeiros e demais equipes da segurança pública. Ricas enfatizou que o planejamento integrado e dedicado contribuiu significativamente para a redução dos homicídios em relação ao ano anterior.

No entanto, os eventos clandestinos conhecidos como “Bailes Mandela” e tumultos em locais de folia representaram desafios, exigindo intervenções policiais com o uso de equipamentos menos letais. Durante o Carnaval, foram registrados 12 eventos do tipo e dez casos de tumultos, todos demandando ação policial.

Além disso, o Cerco Inteligente do Estado desempenhou um papel importante na recuperação de 17 veículos durante o período festivo.

O Carnaval também foi marcado por ocorrências trágicas, como afogamentos e acidentes de trânsito. O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) registrou 39 ocorrências de afogamentos, com três vítimas fatais. No que diz respeito à violência nas estradas, houve uma redução significativa, com 11 mortes em acidentes de trânsito em todo o Estado, em comparação com as 22 mortes ocorridas no Carnaval de 2023.

Durante a coletiva, foi apresentado o novo Painel de Monitoramento de Mortes no Trânsito, uma iniciativa que visa oferecer mais transparência aos dados de acidentes com vítimas fatais e sensibilizar a população sobre a gravidade do problema. O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, ressaltou a importância dessa inovação tecnológica para subsidiar ações estratégicas de fiscalização e educação no trânsito, visando a redução de acidentes e mortes.

Assim, a Operação Carnaval 2024 revelou avanços significativos na segurança pública, mas também apontou desafios persistentes que exigem ações integradas e contínuas por parte das autoridades e da sociedade em geral.

O Painel já está disponível e contém os dados do período de Carnaval. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Leia também