Comportamento

Sesc Santo André recebe oficina para mapear a população LGBTQIAP+ do Grande ABC, e curso de inclusão digital para as pessoas transgêneras

Uma ferramenta inovadora para a transformação social vem se desenvolvendo, fundamentada na investigação-ação-participativa e no desenvolvimento local. Essa ferramenta é a Cartografia Social, que permite que grupos sociais se tornem protagonistas na criação coletiva de mapas, promovendo conhecimentos territoriais. A cartografia social tem sido adotada por comunidades para defender direitos e impulsionar políticas públicas, dando voz a populações historicamente marginalizadas, como mulheres, indígenas, pessoas negras e LGBTQIAP+.
Nesse âmbito, Raimundo Nonato Braz Neres, graduado em Planejamento Territorial pela UFABC e diretor da ONG Casa Neon Cunha, lidera uma iniciativa inovadora: a construção de um Plano Regional de Políticas Públicas para a população LGBTQIAP+ do Grande ABC. O projeto se materializa no Sesc Santo André por meio de oficinas de Cartografia Social que percorrem os sete municípios da região pelo período de 18/11 a 02/12, promovendo o empoderamento e a defesa de direitos deste grupo.
Além disso, o Sesc Santo André recebe o curso “Transconectadas”, liderado também por Raimundo, visando a inclusão digital de pessoas transgêneras, facilitando o acesso à educação e ao mercado de trabalho. O curso de alfabetização digital busca capacitar participantes no uso de tecnologias, transformando-as em instrumentos para construção da cidadania e promoção dos direitos humanos. A meta é melhorar os quadros sociais, desenvolvendo habilidades digitais que ampliem as oportunidades para a comunidade transgênera no cenário educacional e profissional, e as inscrições devem ser realizadas pelo Portal Sesc SP

 

Programação:
Cartografia Social – Plano de Políticas Públicas para a população LGBTQIAP+

A Cartografia Social atualmente é vista como uma nova ferramenta utilizada no planejamento e na transformação social, onde os grupos sociais são os autores dos mapas, e todo o processo de representação e construção de conhecimentos territoriais é feito em coletividade, sendo usado por muitas comunidades como instrumento de defesa de seus direitos e de fomento de políticas públicas. Através da Cartografia Social é possível dar voz e visibilidade a população e povos historicamente excluídos, como às mulheres, pessoas negras, LGBTQIAP+, etc. Esta oficina surge como um processo de Construção de um Plano Regional de Políticas Públicas para a população LGBTQIAP+ do Grande ABC, iniciado pela Casa Neon Cunha, que agora percorrerá os 07 municípios do grande ABC realizando oficinas de Cartografia Social com objetivo de subsidiar este plano.

De 18/11 a 2/12, sábados, às 10h30
Espaço de Tecnologias e Artes
Não recomendado para menores de 18 anos – Autoclassificação
Grátis – Inscrições gratuitas no local com 30 minutos de antecedência.

 

Ações para a Cidadania

Transconectadas
Com Raimundo Nonato Braz Neres

O curso promove a inclusão digital de pessoas transgêneras potencializando o acesso à educação e ao mercado de trabalho, fazendo com que as tecnologias sejam instrumentos de construção da cidadania e dos direitos humanos. A alfabetização digital tem como objetivo melhorar os quadros sociais a partir do manuseio de smartphones, computadores e tablets.

Educador / Monitor: Raimundo Nonato Braz Neres, graduado em Planejamento Territorial pela UFABC, educador social, estudante de Ciência de Dados, membro do Coletivo LGBTQIAP+ Prisma, diretor da ONG Casa Neon Cunha.

Dias 6 e 13/12, quartas, das 14h às 17h
Espaço de Tecnologias e Artes
Não recomendado para menores de 18 anos – Autoclassificação
Inscrição – Grátis

Leia também