Cidade

Serra registra queda de 66% nos casos de dengue em 2025

Ações intensificadas da Prefeitura e participação da população foram fundamentais para a redução; município mantém estado de atenção

A cidade da Serra, na Grande Vitória, registrou uma redução significativa nos casos de dengue em 2025. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Arboviroses da Vigilância Epidemiológica Municipal, houve uma queda de 66% nos casos notificados nos três primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2024.

Mesmo com o avanço positivo, o município segue em estado de atenção. Segundo a classificação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Serra está no nível médio de incidência da doença — que representa entre 100 e 300 casos a cada 100 mil habitantes.

A redução nos números é atribuída a uma série de ações intensificadas pela Prefeitura, como a visita domiciliar de agentes de combate a endemias, aplicação de inseticida em vias públicas e bueiros, circulação do carro fumacê e ações de bloqueio de transmissão. Uma das novidades foi a implementação da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), que consiste na aplicação de produto nas paredes de prédios públicos com grande circulação, como escolas e unidades de saúde, fora do horário de funcionamento.

“Essa redução é resultado da intensificação dos trabalhos da Vigilância Ambiental em Saúde para combater o vetor Aedes aegypti. Ampliamos as ações de campo e o monitoramento de áreas críticas, sempre com o apoio da população”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Paulo Jussim. Ele alerta, no entanto, que apesar da queda expressiva, o risco de novos surtos permanece.

A gerente da Vigilância Ambiental em Saúde, Viviane Marins, reforça que a maioria dos focos do mosquito da dengue ainda se concentra dentro das residências: “Em cerca de 80% dos casos, os criadouros estão nas casas das pessoas. Por isso, pequenas ações como tampar tonéis, limpar calhas e evitar o acúmulo de água em recipientes são fundamentais”, destacou.

Viviane também pede o apoio da população para permitir a entrada dos agentes de endemias nas casas, além de manter vistorias semanais nos quintais e áreas externas.

Além das ações de campo, a Prefeitura da Serra também está oferecendo a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A imunização está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira. É necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, documento com foto e o cartão de vacina.

A população também pode colaborar denunciando focos do mosquito por meio do Disque Dengue, pelo telefone (27) 3228-5394, WhatsApp (27) 98166-1472 ou pelo e-mail dengue.sesa.es@gmail.com. As denúncias podem ser anônimas, e é recomendável o envio de fotos, quando possível.

Leia também