O Senac-ES atingiu a marca de cinco mil matrículas no Programa Jovem Aprendiz, que faz a inserção de estudantes, com idades entre 14 e 18 anos, no mercado de trabalho. O programa cresceu 94,48% entre 2023 e 2025. A oferta de cursos também foi ampliada, passando de 4 para 10 ocupações profissionais no mesmo período. Antes o Jovem Aprendiz estava presente em 12 municípios capixabas; hoje atende a 26 cidades.
A diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra, destaca a evolução do Jovem Aprendiz. “A Aprendizagem é o programa mais tradicional da instituição, e continua sendo uma referência no mercado, sustentada pela ação consistente, alinhada a nossa missão e visão de futuro. Os avanços que celebramos hoje demonstram a força do Senac em conectar juventudes, empresas e oportunidades reais de inserção produtiva. Expandimos nossa presença territorial, ampliamos o leque de ocupações profissionais e avançamos com pioneirismo ao oferecer a Aprendizagem Técnica em Administração no formato EaD — uma resposta madura às transformações do mundo do trabalho”.
Ana Schmittid, gerente de Oferta Educacional e Social do Senac-ES, pontua a relevância social do programa e contribuição para o desenvolvimento econômico do estado.
“Para além dos resultados quantitativos, temos que destacar o papel social e estratégico do Programa Jovem Aprendiz, que contribui de forma direta para o combate ao trabalho infantil, garantindo a inserção protegida de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, com formação profissional de qualidade e acompanhamento pedagógico. O Programa também atua como importante via de fortalecimento das empresas parceiras, ao oferecer mão de obra qualificada e alinhada às demandas do setor de comércio, bens, serviços e turismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo. Tudo isso, somado, reflete o comprometimento das equipes, a força das parcerias empresariais e o propósito do Senac-ES de transformar vidas por meio da educação profissional.”
O Programa Jovem Aprendiz é ofertado em duas modalidades: a convencional, com vagas gratuitas; e a aprendizagem especial, de vagas personalizadas. As empresas interessadas em cumprir a Lei de Aprendizagem (nº 10.097/2000) podem se inscrever pelo site es.senac.br/aprendizagem ou pelo telefone 27 3325-8311.