Geral

Senac celebra o Dia Nacional do Surdo com emocionante evento cultural e inclusivo

Apresentações repletas de inclusão, músicas adaptadas para a língua de sinais, debates construtivos e uma homenagem emocionante marcaram a celebração do Dia Nacional do Surdo realizado por alunos do Curso de Libras Básico, realizado na última semana, no auditório do Senac em Linhares. O evento iluminou a noite da comunidade surda e dos convidados, contando com a presença de quase cem pessoas.

O propósito do projeto foi acender a chama da conscientização em relação à cultura surda, transformando a data comemorativa em um apelo por inclusão. No encontro foi possível moldar um espaço de aprendizado capaz de envolver alunos, participantes e convidados em uma noite recheada de troca de conhecimentos e experiências de quem ainda sofre com as barreiras da linguagem.
O Instrutor do Curso, Evaldo Aguilar, perdeu a audição aos quatro anos de idade. Após viver anos refém do silêncio e lidar com os desafios da ausência de inclusão que o isolava cada vez mais da sociedade, ele conheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que permitiu se comunicar com o mundo e também abriu portas no mercado de trabalho. “Foi como sair de uma caverna”, relatou Aguilar.
De acordo com a Instrutora do Curso, Jackeline Santana José, que também é portadora de deficiência auditiva, a língua de sinais vai além da inclusão linguística. “A Libras entrega para a sociedade não apenas a inclusão linguística, mas também a quebra de silêncio. O silêncio de quem não entende o surdo e o silêncio do surdo que se faz ser entendido”, pontuou.
Para a Gerente de Educação Profissional do Senac-ES em Linhares, Tatiane Santos, o evento representa um marco na construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente. “Estamos reafirmando o nosso compromisso com a inclusão e a valorização da cultura surda, proporcionando oportunidades de aprendizado e integração para todos. O evento foi marcante para todos os presentes”, destacou.
O Senac-ES mais uma vez reforça o seu compromisso com a inclusão e a diversidade. A instituição reconhece a importância de celebrar a cultura surda e se dedica ativamente na promoção de ações, cursos e diálogos que possam transformar a sociedade por meio de uma educação mais inclusiva.

Leia também