Entretenimento Eventos

Seis dicas para aproveitar a folia sem descuidar da saúde

Teremos muitos dias de folia pela frente e seu corpo precisa estar preparado. Listamos seis coisas, de água à vacina, que você deve ficar ligado

A folia já começou no Sambão do Povo, e os próximos dias prometem ser de muita diversão. Como ainda tem muita festa para acontecer e muito bloquinho de rua para acompanhar, é bom ficar atento aos limites do seu corpo e não descuidar da saúde.

Como ninguém quer passar mal ou ter uma ressaca daquelas difíceis de curar, a médica Martina Zanotti, infectologista do Vitória Apart Hospital, listou seis coisas que você deve ficar atento:

  1. Faça uma refeição antes de beber

O ideal é que você não fique muito tempo em jejum e só consuma bebida alcoólica depois de se alimentar. Prefira alimentos leves, de fácil digestão. “Beber com moderação é sempre a melhor escolha, lembrando de nunca combinar bebida e direção”, completa Martina.

  1. Mantenha-se hidratado

Cerveja não é água. “O álcool na verdade desidrata. Para gente não ter as complicações de uma ressaca brava, com hipoglicemia, é importante a gente se hidratar o tempo todo. Muitas vezes a pessoa está tomando a cerveja gelada, e esquece da água. Isso é um erro muito grande, precisa estar sempre tomando água”, alerta a médica. Fique atento aos sinais de desidratação: boca seca, diminuição da urina, fraqueza, sonolência, confusão mental.

  1. Use camisinha

A melhor forma de se proteger das doenças sexualmente transmissíveis (DST), como Aids, sífilis, hepatites e gonorreia, é usando camisinha. “A melhor medida de prevenção é o preservativo. Hoje em dia, para prevenir da Aids existe a PrEP , que é o medicamento que a pessoa toma antes de se expor. Isso está muito na moda, mas é importante frisar que isso previne o HIV e a pessoa que está tomando, precisa tomar todo dia, não pode esquecer, ou não vai funcionar. E fora isso, não vai prevenir das outras doenças”.

  1. Não usou camisinha? Procure o médico

Esqueceu de usar o preservativo? Ao menor sinal ou sintoma, procure um médico. “É se cuidar antes de ter as relações. Se não se cuidou, é buscar um médico para fazer tratamento precocemente. Doenças como sífilis, gonorreia e alguns tipos de hepatite têm tratamento. É importante procurar o médico se não estiver se sentindo bem”, reforça Martina..

  1. Atenção com as comidas e bebidas

“Gastroenterite é muito comum nessa época por conta do calor e da grande quantidade de gente aglomerada. Comida estraga mais rápido nessa temperatura. Cuidado ao tomar cerveja em uma latinha que não foi higienizada corretamente. Lavar sempre as mãos, não comer alimentos de origem duvidosa – como maionese -, higienizar a tampinha da garrafa e comer coisas leves”, orienta a médica.

  1. Cartão de vacina atualizado

O número de casos de Covid diminuiu, mas ainda temos vírus circulando e a tendência é um aumento no número de casos em locais com grande aglomeração de pessoas. Por isso, mantenha as vacinas em dia. “Cada um deve avaliar o seu próprio risco, idosos e pessoas com comorbidades devem evitar aglomeração. Para os demais, é manter o esquema vacinal em dia. Quem não tomou dose de reforço, deve tomar”, defende a infectologista.

Leia também