O segundo dia do Carnaval de Vitória 2026, realizado neste sábado (07), foi marcado por desfiles grandiosos, anúncios importantes para a cultura capixaba e momentos de forte simbolismo social e religioso no Sambão do Povo. A noite reuniu autoridades, trabalhadores essenciais e personagens que traduzem a diversidade, a fé e a potência cultural do Espírito Santo.
![]()
Presente no evento, o vice governador Ricardo Ferraço ao lado do governador do Estado, Renato Casagrande, destacou a evolução do Carnaval ao longo dos últimos anos e o investimento recorde realizado em 2026. Segundo ele, o fortalecimento da festa é resultado de uma construção contínua iniciada ainda em seu primeiro mandato.
“Eu acompanho o Carnaval há bastante tempo. Em 2011, quando comecei a governar o Estado pela primeira vez, as ligas recebiam um valor muito baixo. Fomos ampliando e hoje chegamos a um investimento recorde. Isso mostra o quanto avançamos”, afirmou o governador.
Casagrande ressaltou ainda a profissionalização das escolas de samba, o resgate histórico, as homenagens a personalidades e municípios e o impacto econômico gerado pelo Carnaval. “O Carnaval gera renda, oportunidades e alegria. Enquanto eu e o vice-governador Ricardo Ferraço estivermos no governo, o Carnaval vai continuar sendo prioridade”, reforçou.
![]()
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini ao lado de sua esposa Paula, também acompanhou os desfiles elogiou os garis que atuam durante os intervalos das apresentações. O gesto simbolizou o reconhecimento ao trabalho dos profissionais responsáveis pela limpeza e organização do Sambão do Povo.
![]()
“O povo traz alegria, cidadania e diversão, e os garis garantem limpeza, união e paz. O maior Carnaval do Brasil começa aqui”, destacou o prefeito.
Durante o evento, Pazolini anunciou a homologação da contratação do projeto básico, executivo e da execução das obras da Cidade do Samba, que será construída no bairro Mário Cypreste. Com investimento milionário, a expectativa é que as obras tenham início ainda em 2026, fortalecendo de forma definitiva a infraestrutura do Carnaval capixaba.
Um dos momentos mais aguardados da noite foi o desfile da Independente de Boa Vista, que levou à avenida a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES), doutora Kelly Andrade, como musa da escola. Vestindo a fantasia intitulada “O Sagrado em Corpo Feminino”, Kelly personificou fé, tradição e representatividade feminina em uma apresentação que emocionou o público.
A fantasia, de estética barroca e sofisticada, apresentou arabescos bordados em cristais, franjas de strass cristal austríaco, gotas em tom azul piscina e peças banhadas a ouro branco, todas cravejadas com cristais azul céu. O adereço de cabeça, com ornamentos contornados em banho de ouro, conferiu imponência à composição, enquanto o costeiro trouxe um ostensório totalmente bordado em cristais, enriquecido com penas de faisão albino e rabo de galo azul.
A criação é assinada pelo Carnavalesco Cahaê Rodrigues, e a confecção do Atelier Flávio Rafalski, e dialogou diretamente com o enredo da escola, que exaltou a espiritualidade, a cultura popular e a força do feminino sagrado.
Primeira mulher a presidir a CAAES, Kelly Andrade também representa um marco de liderança feminina em espaços historicamente masculinos. Natural de Cariacica, ela destacou a importância da representatividade e da ocupação consciente desses lugares.
“Falamos muito sobre mulheres onde elas quiserem estar, mas isso nem sempre acontece na prática. Estou aqui para mostrar que é possível. Somos competentes, livres, gestoras e protagonistas da nossa própria história”, afirmou.
Entre batuques, fé, emoção e anúncios históricos, o segundo dia do Carnaval de Vitória. É identidade, é trabalho, é economia criativa e, sobretudo, um espaço legítimo de expressão cultural e social do povo capixaba, finaliza Kelly
Luciene Costa Jornalista Portal Revista Ekletica – revistaekletica@gmail.com