O Espírito Santo, segundo informações da Junta Comercial do Estado (Jucees), bateu um novo recorde no número de abertura de novas empresas da última década. Em 2022, 18.878 empresas foram abertas, uma média de 1.560 novos negócios por mês. Ao todo, o estado conta com mais de 424 mil CNPJs ativos.
Sabendo da dificuldade que esses novos e antigos empreendedores passam para movimentar o caixa e se manter ativos no mercado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae ES), realiza no dia 30 deste mês, uma rodada digital de negócios em parceria com a XporY.com, plataforma de permutas oficial do Sebrae. Andrea acrescenta que os interessados em participarem da ação, deverão fazer seu cadastro até o dia 25/05, pelo link https://cliente.sebraees.com.
Segundo Andréa Gama, analista de relacionamento do Sebrae ES, a ação será gratuita e voltada para os empreendedores capixabas de qualquer segmento. “É um trabalho que possibilitará resultados de um ano em um único dia. Os empreendedores terão a oportunidade de ampliar o seu mercado de atuação oferecendo seus serviços/produtos para clientes de outros estados e aumentar assim as suas vendas”, pontua a analista.
Após a inscrição, o empreendedor deve gravar e enviar um vídeo de no máximo um minuto, apresentando seu negócio e anunciando quais os produtos e serviços que serão disponibilizados na rodada de negócios . Após o envio do material, no dia 30, dia da rodada, os participantes terão acesso a esses vídeos de apresentação e poderão assistir e fazer negociações em qualquer horário do dia”.
A iniciativa já aconteceu em vários estados do Brasil também através do Sebrae e irá conectar fornecedores e consumidores de forma virtual, com mecanismos de inteligência artificial para alinhar demandas com ofertas divididas por segmento. Todas as negociações dentro da rodada de negócios serão feitas em X$, moeda digital oficial da X por Y. No ambiente digital, o X$ tem valor equivalente ao Real (cada R$ 1,00 equivale a X$ 1,00).
Resultados
O sócio-fundador da X por Y, Rafael Barbosa, comenta que os participantes da rodada de negócios em permuta poderão alcançar resultados de um ano em um único dia. Segundo Rafael Barbosa, isso é devido à estruturação da rodada baseada em coleta de ofertas e demandas previamente, e também à inteligência artificial.
“Todos os participantes irão, previamente, colocar suas ofertas de produtos e serviços, e também irão informar suas demandas. A plataforma da XporY.com, juntamente com o Sebrae, durante a rodada de negócios, vai organizar os matchs de oferta e demanda com o auxílio de inteligência artificial para formar as conexões mais prováveis de gerar negócios”, descreve o sócio-fundador da XporY.com, Rafael Barbosa.
“O volume de oportunidades de negócio geradas são muito superiores às rodadas de negócio tradicionais. Não surpreendendo se clientes atingirem o volume de permutas de um ano, em apenas, um só dia. O volume de transações comerciais é também muito influenciado pelo adiantamento de crédito em permuta que todos os participantes receberão para comprar produtos e serviços sem ainda terem vendido dentro da plataforma X por Y”, finaliza Rafael.